Complexo Multiesportivo

Equipe técnica do Ministério do Esporte visita o maior Centro de Formação Olímpica do Brasil

O espaço tem capacidade para receber 32 modalidades olímpicas e paralímpicas, e é um dos maiores da América Latina

Na última quarta-feira, 03.04, a equipe técnica do Ministério do Esporte visitou o Centro de Formação Olímpica (CFO) de Fortaleza
O Governo Federal pretende investir no esporte de alto rendimento na região – Crédito: Ronaldo Caldas / MEsp

Na última quarta-feira, 03.04, a equipe técnica do Ministério do Esporte visitou o Centro de Formação Olímpica (CFO) de Fortaleza, Ceará. O Complexo Multiesportivo é considerado o único com instalações e equipamentos de excelência do Brasil. O objetivo do Governo Federal é investir no esporte de alto rendimento na região e trazer os jogos do BRICS de 2025 para o Brasil. A secretária Nacional de Esporte de Alto Desempenho, Iziane Castro, esteve presente na visita.

Publicidade

O CFO tem capacidade para atender 26 modalidades olímpicas e paralímpicas, como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, entre outros. A equipe do Mesp conheceu os equipamentos esportivos e o potencial do estado do Ceará para sediar grandes competições esportivas, com a intenção do Mesp trabalhar para que Fortaleza seja a sede dos Jogos dos Brics em 2025.

A Secretária Iziane Marques destacou a importância da visita e as intenções de utilização do espaço para fomentar o esporte na região e receber grandes eventos esportivos e de investir na volta do Programa Revelando Talentos. “É um espaço grande, com várias modalidades, ele é um legado do Governo Federal no Ceará. A ideia é que esse espaço seja utilizado para o alto rendimento, nós temos o programa Revelar Talentos, que é o novo núcleo de formação de base do antigo projeto do Ministério do Esporte. E a intenção do ministro é também trazer os jogos do BRICS no ano que vem para cá, para ser realizado dentro do CFO do Ceará aproveitando também os outros espaços de alto rendimento que existem dentro do estado de centralizando um jogo desse da importância do BRICS para o nordeste do país oportunizando assim também que outros estados brasileiros possam receber grandes competições como essa”, afirmou.

Segundo a secretária, o Mesp aportará R$ 600 mil no Programa Revelar Talentos no Ceará desenvolvendo três modalidades que são o bicicross, o skate e o vôlei de praia. O CFO surge com o compromisso de elevar a capacidade do estado para a formação de atletas para competições nacionais e internacionais, além de contribuir com os três eixos esportivos de grande importância: Esporte educacional: que tem o propósito de despertar e estimular os estudantes para a prática esportiva; Esporte participativo: voltado para que a comunidade faça do equipamento uma área de lazer de qualidade e saudável e Esporte de alto-rendimento: direcionado para os atletas e para a prática de esporte competitivo.

A construção tem uma área total de 85.922,12m². Em sua estrutura, comporta o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil, sendo de multiuso com capacidade de público para até 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil espectadores (modo evento), bem como camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões.

Publicidade

*Fonte: Ministério do Esporte

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.