luto

Morre Sir Bobby Charlton, lenda do futebol inglês, aos 86 anos

Ex-meio-campista foi campeão do mundo com a Inglaterra e ídolo do Manchester United; clube lamenta morte de Bobby Charlton

Lenda do Manchester United, Sir Bobby Charlton morreu aos 86 anos. O ex-jogador foi campeão da Copa do Mundo de 1966 com a seleção inglesa.
Morre Sir Bobby Charlton, lenda do futebol inglês, aos 86 anos. (Crédito: Getty Images)

Lenda do Manchester UnitedSir Bobby Charlton morreu neste sábado, 21, aos 86 anos. O ex-jogador foi campeão da Copa do Mundo de 1966 com a seleção inglesa. A morte foi confirmada em comunicado divulgado pela família.

Publicidade

É com grande tristeza que partilhamos a notícia de que Sir Bobby faleceu pacificamente nas primeiras horas da manhã de sábado. Ele estava cercado por sua família”, diz o comunicado.

Sir Bobby Charlton construiu a maior parte de sua carreira no United. No clube, o ex-meio-campista disputou 758 jogos, marcou 249 gols e conquistou três títulos do Campeonato Inglês, um da Copa dos Campeões da Europa (atual Champions League) e um da Copa da Inglaterra.

Ele foi diagnosticado com demência em 2020, mesmo ano em que seu irmão mais velho, Jack Charlton, também ídolo do futebol inglês, morreu após sofrer com o mesmo diagnóstico e lutar contra um linfoma.

Publicidade

Em Old Trafford, Bobby Charlton deu o nome de uma das arquibancadas do estádio. Ele foi um dos sobreviventes da tragédia aérea de Munique, que vitimou oito jogadores do clube na queda do avião na Alemanha, em 1958.

“O Manchester United está de luto pelo falecimento de Sir Bobby Charlton, um dos maiores e mais queridos jogadores da história do nosso clube”, diz o comunicado do Manchester United.

“Sir Bobby foi um herói para milhões de pessoas, não apenas em Manchester ou no Reino Unido, mas em todos os lugares do mundo onde o futebol é jogado. Ele era admirado tanto por seu espírito esportivo e integridade quanto por suas excelentes qualidades como jogador de futebol; Sir Bobby sempre será lembrado como um gigante do jogo”, lamentou o clube.

Publicidade

O ex-jogador jogou todos os minutos da campanha do título da Inglaterra em 1966. Naquela edição, ele marcou três gols, sendo dois na semifinal contra Portugal. Geoff Hurst, agora, é o único campeão do mundo com a Inglaterra vivo.

Bola de Ouro no mesmo ano, Bobby Charlton é um dos nove jogadores a vencer o prêmio individual, Champions League e a Copa do Mundo. O feito foi alcançado também por Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Paolo Rossi, Zidane, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e Lionel Messi.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.