será?

Tite pode quebrar ‘maldição’ dos treinadores gaúchos no Flamengo

Ele sabe que o Campeonato Carioca está pouco perto das expectativas do time para 2024, mas a conquista pode significar o fim de um ciclo

tite-pode-quebrar
Tite – Crédito: Buda Mendes/Getty Images

Vivendo boa temporada até o momento, Tite pode quebrar neste próximo domingo, 7, uma ‘maldição’ e se tornar o primeiro treinador gaúcho a ser campeão pelo Flamengo em mais de 40 anos. Nascido na cidade de Erechim-RS, Paulo César Carpegiani foi o último, no ano de 1982, conquistando o bicampeonato brasileiro curiosamente em Porto Alegre, contra o Grêmio, em uma vitória por 1 a 0.

Publicidade

O maior treinador da história do clube, Claudio Coutinho, também é gaúcho, nascido em Dom Pedrito. Carpegiani também já havia vencido Campeonato Carioca, Libertadores e Mundial, todas em 1981, com o Rubro-Negro. Mas, os comandantes gaúchos começaram a fracassar em certo ponto, transformando tudo em uma maldição.

Em outubro de 1989, quatro meses depois de vencer o Carioca que tirou o Botafogo de uma fila de 21 anos, o porto-alegrense Valdir Espinosa chegava à Gávea. Mesmo não tendo conseguido levar o Flamengo à final do Brasileiro, esteve na beira do campo em duas partidas históricas: o 2 a 0 sobre o Vasco, e os 5 a 0 sobre o Fluminense, que marcou a despedida de Zico. Em 1990, começou mal o estadual e uma derrota para o Glorioso em abril custou seu cargo. Voltando em 2006, dirigiu o time em somente nove partidas, menos de dois meses.

Carpegiani voltou em 2000 pela primeira vez depois das glórias. Acabou sendo eliminado na primeira fase do Rio São-Paulo, teve uma campanha ruim no Carioca e se despediu depois de uma goleada por 5 a 1 para o Vasco, que acabou conhecido como Chocolate da Páscoa, garantindo a Taça Guanabara ao rival. Foram 13 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Em 2018, retornou após ser cotado para ser coordenador do time. Comandando o elenco em 17 partidas, acabou demitido após uma derrota para o Botafogo por 1 a 0.

Publicidade

Outros gaúchos também passaram pelo clube. Em 2005, afundado em crises, contratou Celso Roth, mas, como já é possível imaginar, não deu certo. Com um elenco limitado, a falta de conexão era gritante. Mano Menezes, de Passo do Sobrado, virou desafeto depois de abandonar o barco em um momento em que a equipe não estava bem, mas também estava longe de seus piores dias. O pedido de demissão aconteceu depois de afirmar que “as coisas vinham acontecendo da maneira que ele esperava”. Curiosamente, o Flamengo venceu a Copa do Brasil depois de sua saída.

Um dos maiores jogadores da história do Flamengo e ídolo ainda de grande parte da torcida, Renato Gaúcho, realizou o sonho de treinar o clube. O começo foi promissor, mas tudo começou a ruir depois de perder a Copa do Brasil e ver tudo desmoronar de vez na final da Libertadores, perdendo para o Palmeiras.

Publicidade

Então, Tite, que já venceu tudo quando o assunto são clubes, sabe que o Campeonato Carioca está pouco perto das expectativas do time para 2024, mas a conquista pode significar o fim de um ciclo amaldiçoado.

Publicidade

* Texto originalmente publicado no SportBuzz.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.