veja a temperatura

3 julho: o dia mais quente registrado na Terra

Nas últimas semanas, estados no sul dos EUA sofreram com o calor. Na China, as temperaturas estão acima dos 35°C. Até mesmo a Antártica, que está no inverno, registrou números altos em comparação com a temperatura normal para a estação

3 julho o dia mais quente registrado na Terra
(Crédito: Canva Fotos)

O dia mais quente registrado na história da Terra aconteceu nesta segunda-feira, 3 de julho, segundo dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, que é ligado à administração Oceânica e Atmosférica Nacional do país (NOAA).

Publicidade

De acordo com o g1, a temperatura média do mundo foi de 17,01°C. O recorde anterior era de 16,92°C, registrado em agosto de 2016.

Os países pelo mundo estão sentindo a alta na temperatura. Nas últimas semanas, estados no sul dos EUA sofreram com o calor. Na China, as temperaturas estão acima dos 35°C. Até mesmo a Antártica, que está no inverno, registrou números altos em comparação com a temperatura normal para a estação.

A cientista climática Friederike Otto, do Instituto Grantham para Mudanças Climáticas e Meio Ambiente do Imperial College London, no Reino Unido, afirmou ao g1, “esse não é um marco para se comemorar”. “É uma sentença de morte para as pessoas e ecossistemas”, disse Friederike.

Zeke Hausfather, cientista de pesquisa do Berkeley Earth, relatou: “infelizmente, isso é apenas o primeiro de uma série de novos recordes que serão estabelecidos neste ano, à medida que as emissões crescentes de dióxido de carbono e gases de efeito estufa, juntamente com um evento de El Niño em desenvolvimento, empurram as temperaturas para níveis cada vez mais altos”.

Publicidade

Leia também:

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.