Avião da FAB irá resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia

Na próxima segunda-feira (7), a aeronave KC-390 seguirá destino a Polônia

aviao-da-fab-ira-resgatar-brasileiros-que-estavam-na-ucrania
Avião da Força Aérea Brasileira (Crédito: Reprodução / Instagram @fab_oficial)

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), irá resgatar na próxima segunda-feira (7), às 15 horas, os brasileiros que estavam na Ucrânia. A aeronave, um KC-390 com capacidade para carregar 80 pessoas, seguirá até Brasília para facilitar o embarque dos suprimentos. O avião levará quase 12 toneladas de ajuda humanitária.

Publicidade

O trajeto já foi preparado pela Aeronáutica. O voo seguirá para Varsóvia na Polônia, local principal de onde se encontram os brasileiros que fugiram do conflito. O avião deve retornar para o Brasil na quinta-feira (10).

De acordo com estimativas do governo em média 100 brasileiros ainda está no local. O Brasil está sob coordenação do Ministério de Relações Exteriores e um segundo avião, o KC-390 estará à disposição caso seja necessário.

Conflito Rússia e Ucrânia

Na quinta-feira (24), o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade