O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que Putin não pode mais permanecer no cargo, em um de seus discursos. A fala expressou a opinião sincera do líder em relação a mudança de regime na Rússia.
“Pelo amor de Deus, esse homem não pode permanecer no poder”, disse Biden. De acordo com o portal G1, nos últimos dias o presidente norte-americano chamou Vladimir Putin de bandido, assassino, criminoso de guerra e carniceiro.
A Casa Branca amenizou a fala, uma vez que a Rússia sustenta a teoria que, de fato, os Estados Unidos têm como objetivo destronar Putin. O governo americano esclareceu que Biden quis dizer que “ele não pode ter permissão para exercer poder sobre os vizinhos ou a região”.
A Rússia está destruindo deliberadamente a infraestrutura civil da Ucrânia. Além de prédios residenciais, os russos têm como alvo hospitais, creches e escolas, lojas, farmácias, armazéns com comida e igrejas. Este bombardeio constante está matando civis. #StopRussia https://t.co/owKubPF8Vk
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) March 27, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.