Biden pede que Putin seja julgado por crimes de guerra após ataques a Bucha

Os corpos de pelo menos 20 civis foram encontrados em uma rua da cidade, a noroeste da capital Kiev

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, fez um pedido nesta segunda-feira (4) por um julgamento de “crimes de guerra” pelas supostas atrocidades contra civis em Bucha, na Ucrânia, e afirmou que seu desejo é colocar ainda mais sanções contra a Rússia. Os corpos de pelo menos 20 civis foram encontrados em uma rua da cidade, a noroeste da capital Kiev, recapturada pelas forças ucranianas.

Publicidade

Chamando o presidente da Rússia Vladimir Putin de “criminoso de guerra” e as mortes de “crime de guerra”, Biden ainda disse à imprensa que deve haver “um julgamento por crimes de guerra”.

“Você deve se lembrar que fui criticado por chamar Putin de criminoso de guerra. Bem, a verdade é que você viu o que aconteceu em Bucha. Isso o garante – ele é um criminoso de guerra. Mas temos que reunir as informações. Temos que continuar fornecendo à Ucrânia as armas de que eles precisam para continuar a luta e temos que obter todos os detalhes para que isso possa ser real – ter um julgamento por crime de guerra. Esse cara é brutal e o que está acontecendo em Bucha é ultrajante e todo mundo viu”, disse Biden a repórteres ao desembarcar em Washington.

Biden, quando foi questionado pelos repórteres se os crimes cometido em Bucha, justificam situação de genocídio disse: “Não. Acho que é um crime de guerra”. Ele ainda disse que está “buscando mais sanções” contra a Rússia e vai anunciar em breve.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse que as imagens dos mortos na cidade foram “encomendadas” pelos Estados unidos para culpar a Rússia.

Publicidade

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, esteve nesta segunda-feira (4), em Bucha. Cerca de 410 corpos foram encontrados em territórios na região de Kiev. Em Bucha, os números chegam a 280 em valas comuns.

O líder ucraniano declarou que a negociação com a Rússia se torna cada vez mais difícil depois de Kiev tomar conhecimento das “atrocidades cometidas pelas forças da Rússia na Ucrânia”.

Nesta segunda-feira (4), o conflito na Ucrânia chegou ao seu 40º dias, com as autoridades ucranianas informaram sobre ataques a cidades do leste do país, área separatista, onde esperavam um “grande avanço russo”, como disse o chefe de administração militar regional de Lugansk, Serhii Haidai. Novovorontsovka e Marianske, cidades a cerca de 500 quilômetros de Kiev, foram atingidas por bombardeios.

Publicidade

Para a inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido, aliado da Ucrânia, “as forças russas continuam a se consolidar e reorganizar à medida que reorientam sua ofensiva” para a região separatista do leste da Ucrânia.

“Joe Biden diz que Vladimir Putin deve ser julgado por crimes de guerra após o massacre de civis em Bucha, na Ucrânia. Ele acrescentou que pretende impor mais sanções à Rússia.”