Guerra

Bombardeio russo em Dnipro, na Ucrânia, deixa mais de 20 mortos

Ao menos 40 pessoas ainda estão desaparecidas após o ataque.

bombardeio-russo-em-dnipro-na-ucrania-deixa-mais-de-20-mortos
Trata-se de um dos ataques com mais vítimas civis em toda a guerra, iniciada há quase um ano, no dia 24 de fevereiro de 2022 (Crédito: Andrew Burton/Getty Images)

Bombardeio na cidade de Dnipro, na região centro-oeste da Ucrânia, deixou ao menos 21 pessoas mortas. Um prédio residencial de nove andares foi atingido por um míssil russo. O dado é do balanço de vítimas divulgado neste domingo (15) pelas autoridades ucranianas. 

Publicidade

Trata-se de um dos ataques com mais vítimas civis em toda a guerra, iniciada há quase um ano, no dia 24 de fevereiro de 2022.

O número de mortos pode aumentar significativamente porque há mais de 40 pessoas ainda desaparecidas após o ataque. Uma menina de 15 anos está entre os falecidos. O chefe do conselho regional, Mykola Lukashuk, informou que outras 73 ficaram feridas. 

Agora, as equipes de resgate fazem buscas nos escombros desde a madrugada. Segundo as autoridades, pelo menos 400 pessoas viviam no prédio atingido. Ao todo, 72 apartamentos foram destruídos.

De acordo com a presidência ucraniana, entre 100 e 200 pessoas ficaram desabrigadas após este ataque e cerca de 1.700 moradores de Dnipro ficaram sem eletricidade ou calefação.

Publicidade

No total, “o inimigo realizou três ataques aéreos e cerca de cinquenta disparos de mísseis no dia” de sábado, especificou o Estado-Maior do Exército ucraniano. “Os ocupantes lançaram 50 ataques com vários lançadores de mísseis“, acrescentou.

O presidente Volodymyr Zelensky disse: “É possível parar o terror russo? Sim, é possível. Isso pode ser feito de outra forma que não seja no campo de batalha na Ucrânia? Infelizmente, não“. O mundo deve acabar com esse mal“, afirmou.

Ele voltou a pedir aos países ocidentais para que forneçam mais armas.

Publicidade

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.