Conflito Rússia X Ucrânia

Compradores do Pentágono buscam armas do Leste Europeu

Essas armas serão destinadas para ajuda militar na Ucrânia.

compradores-do-pentagono-buscam-armas-de-fabricas-do-leste-europeu
A guerra na Ucrânia acontece há um mês (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Compradores do Pentágono procuram armas em fábricas do Leste Europeu. Em um aeródromo polonês foram esvaziadas um jato de transporte C-17 da Força Aérea, caixas cheias de munições para um estacionamento próximo. De acordo com o The New York Times, as armas eram fabricadas nos Estados Unidos, enquanto outras fabricadas no Leste Europeu.

Publicidade

Essas munições seriam destinadas para a ajuda militar na Ucrânia que logo seriam carregados em uma frota de caminhões nas proximidades. A guerra na Ucrânia que acontece há um mês já deixou mais de 5 mil vítimas civis, sendo mais de 2 mil mortos. 92,3% foram registrados em território controlado pelo governo ucraniano, segundo as Nações Unidas.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Ainda sobre o desenrolar da guerra na Ucrânia, o chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin.

Publicidade

Publicidade