Um relatório secreto do Reino Unido, revelado pelo jornal britânico “Daily Mail”, apontou que, em 21 de agosto deste ano, 55 marinheiros chineses perderam a vida a bordo de um submarino nuclear devido a uma falha nos sistemas de oxigênio da embarcação.
O submarino teria sido supostamente envolvido em uma armadilha planejada para prender embarcações dos Estados Unidos e do Reino Unido, conforme relatado pelo “The Mirror”. O acidente ocorreu às 8h12 no horário local, segundo o portal O Globo.
O relatório indica que o submarino colidiu com um “obstáculo utilizado pela Marinha chinesa para prender submarinos dos Estados Unidos e aliados”, resultando em falhas nos sistemas da embarcação. Apesar do incidente, a China negou oficialmente que ele tenha ocorrido e recusou ajuda internacional para a embarcação presa.
Embarcações modernas
Os submarinos Type 093 são considerados parte de uma das classes mais modernas da China, medindo 107 metros de comprimento e armados com torpedos. Acredita-se que o naufrágio tenha ocorrido em águas próximas à província de Shandong.
Um especialista em submarinos consultado pelo “The Mirror” sugeriu que os purificadores de ar e os sistemas de tratamento de ar do submarino poderiam ter falhado caso ele estivesse preso em uma rede e suas baterias estivessem se esgotando. Esse cenário poderia levar à asfixia ou envenenamento, conforme explicado pela fonte.