ELEIÇÕES 2023

Elisa Carrió confirma candidatura à presidência da Argentina

A líder da Coligação Cívica (CC) reafirmou a sua estratégia eleitoral, após ser empossada como advogada nesta quarta-feira (24)

ELISA CARRIO
(Crédito: Reprodução/Twitter)

A líder da Coligação Cívica (CC), Elisa Carrió, reafirmou a sua estratégia eleitoral. Após ser empossada como advogada, a ex-deputada nacional confirmou sua candidatura à presidência da Argentina.

Publicidade

No âmbito do juramento perante a Ordem dos Advogados da Cidade de Buenos Aires, onde recebeu o diploma de Ricardo Gil Lavedra. Carrió concedeu uma entrevista ao Clarín onde reafirmou a sua candidatura. “Estou me mudando para a Capital, vou ser candidata e dia 24 eles vão saber a fórmula.

Publicidade

Desta forma, a representante da Coligação Cívica enfrentará cinco candidatos na corrida eleitoral: Horacio Rodríguez Larreta, Patricia Bullrich, Miguel Ángel Pichetto, Gerardo Morales e Facundo Manes.

Encontro entre líderes

Ainda nesta quarta-feira, Carrió também se reuniu com o deputado José Luis Espert, após a incorporação do deputado nacional ao espaço. Nos reunimos para continuar consolidando a unidade do JxC e construir uma amizade política”,  disse o fundador da Coalizão Cívica.

Os candidatos reuniram-se durante uma hora e discutiram questões de política nacional, economia e segurança, entre outros temas.

Publicidade

No encontro, também participaram o presidente do CC, o deputado nacional Maximiliano Ferraro; o deputado provincial Maricel Etchecoin, Luis Rosales e Luis Green, dirigentes próximos a Espert .

Quem é Elisa ‘Lilita’ Carrió?

Elisa María Avelina Carrió, mais conhecida como Lilita Carrió é uma advogada, acadêmica e política argentina. Foi deputada nacional pela Cidade de Buenos Aires entre 2005 e 2020.

Carrió se candidatou às eleições para a Convenção Constituinte de 1994, sendo eleita. Logo depois, foi candidata a deputada nacional em 1995 e 1999 pela província do Chaco, e em 2005, 2009, 2013 e 2017 pela Cidade de Buenos Aires, sendo eleita em todas as oportunidades.

Publicidade

Durante a crise argentina de 2001, funda o partido de centro Coalizão Cívica, e em 2004, o Instituto de Formação Cultural e Política Hannah Arendt.

Concorreu como candidata à Presidência da Argentina em quatro ocasiões: em 2003 terminou em quinto lugar; 2007, fica em segundo lugar na disputa presidencial, vencida pela senadora Cristina Kirchner; em 2011, concorre e perde a disputa novamente para Cristina Kirchner, no primeiro turno.

Já em 2015, disputou a indicação de candidata a presidente na coligação Mudemos, mas acabou sendo derrotada nas primárias pelo engenheiro Mauricio Macri, que foi eleito presidente do país naquele ano.

Em 2019, apoiou a reeleição de Mauricio Macri para presidente, que acabou sendo derrotado pelo opositor, Alberto Fernández.

Em 2020, Lilita Carrió renuncia ao cargo de deputada.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.