EUA diz que Rússia pediu ajuda militar para China

Neste domingo (13), o funcionário ainda disse que o pedido incluía drones

eua-diz-que-russia-pediu-ajuda-militar-para-china
Líderes da Rússia e China (Créditos: Lintao Zhang/Getty Images)

Um alto funcionário do governo dos Estados Unidos afirmou que a Rússia pediu ajuda militar para China. Neste domingo (13), o funcionário ainda disse que o pedido incluía drones.

Publicidade

De acordo com a CNN, Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, disse que a China oferecer apoio à Rússia é uma “preocupação”. O conflito chega a seu 19º dia e até então, não houve avanço para um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia.

“Também estamos observando atentamente para ver até que ponto a China realmente fornece qualquer forma de apoio, material ou econômico, à Rússia. É uma preocupação nossa. E comunicamos a Pequim que não vamos esperar e permitir que nenhum país compense a Rússia por suas perdas com as sanções econômicas”, disse Sullivan. Na semana passada, a Casa Branca disse que a China estava “cumprindo os requisitos que foram implementados” em relação as nações.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade