EUA notam aumento da atividade naval russa no Mar Negro

Os Estados Unidos acreditam ser possível que os russos mostrem impulso para apertar as negociações com a Ucrânia

eua-notam-aumento-da-atividade-naval-russa-no-mar-negro
A Rússia mantém mais de doze navios no no norte do Mar Negro (Crédito: Leon Neal/Getty Images)

Os Estados Unidos notaram aumento da atividade naval russa no norte do Mar Negro. De acordo com uma autoridade da Defesa norte-americana, os EUA acreditam que alguns dos bombardeios, ao redor da cidade de Odesa na Ucrânia, podem vir desses navios de guerra. Atualmente a Rússia mantém mais de doze navios no no norte do Mar Negro.

Publicidade

Para o Departamento de Defesa, os russo querem impulsionar a guerra e então aumentam a quantidade de mísseis e artilharia de longo alcance. Segundo o oficial, os EUA entendem que a Rússia não conseguiu atingir o seu objetivo. A autoridade afirma ser possível dos russos tentarem mostrar impulso para apertar as negociações com a Ucrânia.

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres afirmou em uma publicação no Twitter a guerra na Ucrânia traz várias preocupações. “A guerra na Ucrânia está prejudicando cadeias de abastecimento e fazendo disparar preços do combustível, alimentos e transportes. Devemos fazer todo possível para reverter um furacão de fome e colapso do sistema global de alimentos.”

Nessa última sexta-feira (18), a ONU e seus parceiros conseguiram completar um comboio humanitário na Ucrânia. Foram enviados 130 toneladas de itens essenciais como água, refeições quentes e comida enlata foram enviadas em Sumy, no nordeste do país para ajudar 35 mil pessoas.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

A guerra tem causado inúmeras consequências ás famílias ucranianas.

*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.