impeachment

Ex-presidente do Peru é transferido para centro de detenção

De acordo com a mídia local, ele seria transferido para uma prisão administrada pela polícia.

ex-presidente-do-peru-e-transferido-para-centro-de-detencao
Pedro Castillo, ex-presidente do Peru (Créditos: Getty Images)

O ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, foi transferido para um centro de detenção. Nesta quarta-feira (7), ele foi preso por crimes de “rebelião” e “conspiração”, por quebrar a ordem constitucional.

Publicidade

De acordo com a mídia local, ele seria transferido para uma prisão administrada pela polícia. Castillo passou por um impeachment, após sua última tentativa de se manter no poder, ao dissolver o Congresso. Com isso, Dina Boluarte foi empossada como presidente até 2026.

Nas eleições gerais de 2021, Boluarte foi candidata à vice-presidência pelo partido Peru Libre, na chapa encabeçada por Castillo e que saiu vitoriosa no segundo turno, após obter 8.836.380 votos, segundo o Júri Nacional Eleitoral (JNE).

Em entrevista a CNN, em 2021, ela se retratou: “O que eu disse é que precisamos de um Congresso que trabalhe para as necessidades da sociedade peruana e que se articule positivamente com o Executivo para que os dois poderes do Estado possam trabalhar de forma coordenada para atender às múltiplas necessidades da sociedade peruana. Não queremos um Congresso obstrucionista (…) Em nenhum momento eu disse que vamos fechar o Congresso”.

O Itamaraty e o governo eleito se pronunciaram sobre a tentativa de golpe no Peru. Eles manifestaram apoio à decisão do Congresso peruano de destituir o presidente Castillo.

Publicidade

➡Assista ao #EmPauta com @cosmemarcelo: https://t.co/bFwcwLHmLH #GloboNews pic.twitter.com/mulSWQaFQa

— GloboNews (@GloboNews) December 7, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.