A Índia disparou um míssil acidentalmente contra o Paquistão nesta sexta-feira (11), devido a um “mau funcionamento técnico” durante uma manutenção de rotina. “Em 9 de março [quarta-feira] de 2022, durante uma manutenção de rotina, um mau funcionamento técnico levou ao disparo acidental de um míssil”, disse o governo em comunicado.
“Sabemos que o míssil caiu em uma área do Paquistão. Embora o incidente seja profundamente lamentável, também é uma questão de alívio que não houve perda de vidas devido ao acidente”, afirmou a Índia na nota.
Índia e Paquistão concordaram em cessar ataques ao longo da fronteira disputada na Caxemira, no ano passado. Os vizinhos com arma nucleares assinaram um acordo de cessar-fogo ao longo da Linha de Controle (LoC), a fronteira de fato na região da Caxemira, em 2003, mas a trégua estava desgastada até a assinatura do cessar-fogo.
O míssil supersônico da Índia passou em um local a 124 km do território do Paquistão. De acordo com o governo do Paquistão, o míssil estava atravessando o seu espaço aéreo a uma altitude de 40.000 pés e colocou em perigo os voos de passageiros no espaço aéreo indiano e paquistanês, e também civis e propriedade.
Até o momento, não houve resposta da Força Aérea Indiana ou do Ministério da Defesa sobre reclamação do Paquistão. Por mais que não houvesse instalações sensíveis na área onde o míssil caiu, um muro foi destruído, disseram os militares do Paquistão. O ocorrido não deixou nenhuma vítima.
#UPDATE India's military accidentally fired a missile into neighbouring Pakistan after a "technical malfunction", New Delhi's defence ministry said Friday, calling the incident "deeply regrettable" https://t.co/6B0GebvBaT
— AFP News Agency (@AFP) March 11, 2022
???? File pic shows an Akash missile system in New Delhi pic.twitter.com/lKnXXL8la2