
Ao menos 121 pessoas morreram em uma reunião religiosa na cidade de Hathras nesta terça-feira (02). O caso aconteceu no estado de Uttar Pradesh, a 140 quilômetros a sudeste de Nova Delhi, no norte da Índia. A imprensa local informou que quase 250 mil pessoas se reuniram para celebrar a divindade hindu Shiva e ouvir um guru hindu.
Centenas de pessoas foram esmagadas, a maioria delas mulheres e crianças, segundo o diretor-geral da polícia estadual, Prashant Kumar. As autoridades locais disseram que ainda não sabem o que gerou o tumulto.
“As pessoas começaram a cair umas sobre as outras, umas sobre as outras. Aqueles que foram esmagados morreram. As pessoas que estavam lá os puxaram para fora“, afirmou a testemunha Shakuntala Devi à agência de notícias Press Trust of India.
“Todas as pessoas, toda a multidão, incluindo mulheres e crianças, deixaram o local do evento ao mesmo tempo. Não havia espaço suficiente e as pessoas caíram umas em cima das outras”, explicou Sheela Maurya, uma policial de 50 anos, à AFP.
O primeiro-ministro Narendra Modi anunciou uma indenização de 2.400 dólares (aproximadamente 13,4 mil reais na cotação atual) para as famílias dos falecidos e 600 dólares (cerca de 3,3 mil reais na cotação atual) para os feridos no “trágico incidente“. Yogi Adityanath, primeiro-ministro de Uttar Pradesh e monge hindu, expressou suas condolências às famílias das vítimas e ordenou a abertura de uma investigação.
My thoughts are with those bereaved in Hathras. Prayers with the injured. The UP Government is working to assist those affected. pic.twitter.com/hAhD5xFD1M
— Narendra Modi (@narendramodi) July 2, 2024
Incidentes como o de Hathras são frequentes na Índia
Não é a primeira vez que o país testemunha fatalidades em grandes concentrações de fiéis. Em 2016, pelo menos 112 pessoas morreram em uma explosão causada por fogos de artifício durante a celebração do ano novo hindu em um templo no estado de Kerala. A explosão destruiu edifícios e provocou um incêndio em um complexo de templos.
Em 2013, 115 devotos morreram em um tumulto em uma ponte perto de um templo em Madhya Pradesh. Cerca de 400 mil pessoas estavam reunidas no local, e o tumulto foi desencadeado por rumores de que a ponte estava prestes a desabar. Em 2008, 224 peregrinos morreram e mais de 400 ficaram feridos em um tumulto em um templo em uma colina na cidade de Jodhpur, no norte do país.
Siga a gente no Google Notícias