Kiev tem diversas explosões e defesa antiaérea é acionada

Em um ataque a um shopping center na capital, que está sob novo toque de recolher, pelo menos oito pessoas morreram

Kiev tem diversas explosões e defesa antiaérea é acionada
Novos corredores humanitários foram acordados entre a Rússia e a Ucrânia para esta segunda porém, Mariupol ficou fora desta lista (Créditos: Chris McGrath/Getty Images)

Diversas explosões foram escutadas na capital da Ucrânia, Kiev, no fim de domingo (20) e começo da segunda-feira (21). Em um ataque a um shopping center na capital, que está sob novo toque de recolher, pelo menos oito pessoas morreram. Hoje é também, o prazo que a Rússia emitiu para que as autoridades de Mariupol entregassem a cidade, porém, foi ignorada após os ucranianos rejeitarem os termos da demanda russa.

Publicidade

Mariupol, ante do início da guerra, abrigava cerca de 450.000 pessoas, está sob ataque constante das forças da Rússia desde o início de março, com imagens de satélites mostrando imagens de destruição significativa em áreas de residências. O capitão Svyatoslav Palamar, do Regimento da Guarda Nacional Azov em Mariupol, em seu relato à CNN disse que, “bombas estão caindo a cada 10 minutos” na cidade.

Nesta segunda-feira (21), O Kremlin afirmou que as negociações de paz entre a Rússia e Ucrânia ainda não renderam um grande avanço para gerar um encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.

Novos corredores humanitários foram acordados entre a Rússia e a Ucrânia para esta segunda porém, Mariupol ficou fora desta lista, disse Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra ucraniana.

Aliados da Ucrânia, países ocidentais reunidos principalmente na Otan, ainda estão tentando entender qual é o real status das negociações entre os países. Líderes dos Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Reino Unido vão conversar de forma virtual nesta segunda-feira (21).

Publicidade

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, informou que vai viajar à Polônia na próxima sexta-feira (25) para reunião com o líder polonês Andrzej Duda sobre a guerra entre a Rússia e Ucrânia.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.