Milhares de pessoas no oeste do Canadá foram forçadas a deixar suas casas até este domingo (12) devido a centenas de incêndios florestais que começaram mais cedo do que o esperado. Os incêndios estão se espalhando rapidamente, cercando comunidades e ameaçando áreas residenciais.
O prefeito de Fort Nelson, Rob Fraser, pediu aos últimos 100 habitantes que deixem a cidade. “Os incêndios nos cercam por todos os lados, do oeste ao nordeste. E estamos preocupados porque não há umidade à vista para esta região“, disse à AFP.
Alto nível de seca dificulta combate aos incêndios
Segundo o Corpo de Bombeiros da província da Colúmbia Britânica, um incêndio, que agora cobre quase 4.000 hectares, pode se expandir para novas áreas residenciais nesta segunda-feira (13).
Cerca de 3.500 pessoas foram realocadas 400 km ao sul na noite de sexta-feira. O Corpo de Bombeiros alertou que os próximos dois dias serão difíceis devido aos ventos previstos do oeste, colocando em risco os 70 profissionais que combatem o incêndio.
Na província vizinha de Alberta, 44 incêndios estão causando estragos, com um deles localizado a 15 quilômetros de Fort McMurray, onde os residentes estão se preparando para um possível esvaziamento da cidade. O local já foi devastado pelo fogo em 2016, quando mais de 90 mil pessoas foram retiradas e milhares de construções foram destruídas.
O prefeito Fraser explicou que estão enfrentando um nível 5 de seca, o mais alto, o que torna extremamente difícil controlar os incêndios. Ventos fortes estão espalhando a fumaça por todo o oeste do país. O governo federal alertou para riscos “muito elevados” para a qualidade do ar nessas áreas.
Manitoba Yesterday: Outside Cranberry Portage, evacuations were sent out for residents nearby.
I believe this is Highway 10.
Crazy winds and running head fire. Unbelievable Fire activity. #wildfire #canada pic.twitter.com/vINrZ5DN1t
— The Hotshot Wake Up (@HotshotWake) May 13, 2024