Os Ministros das Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia se encontram pela primeira vez nesta quinta-feira (10), na Turquia. Sergey Lavrov é o ministro russo e Dmytro Kuleba é o ministro ucraniano.
De acordo com o portal G1, os governos de Turquia e Israel fazem a mediação do encontro. Desde a invasão do território ucraniano pela Rússia, esta é a primeira vez que dirigentes de alto-escalão de Rússia e Ucrânia se encontram.
A conversa tem previsão de uma hora e meia de duração e então, ambos concederão entrevista após finalizar a reunião. Lavrov já estava na Turquia desde ontem, quarta-feira (9) e Kuleba chegou ao país nesta quinta-feira (10).
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ligou para o chanceler russo Sergey Lavrov, e fez um apelo para que suspenda os ataques à Ucrânia. https://t.co/cNzpVtJpWz
— O Antagonista (@o_antagonista) March 8, 2022