Ministros das Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia se encontram

Sergey Lavrov é o ministro russo e Dmytro Kuleba é o ministro ucraniano

ministros-das-relacoes-exteriores-de-russia-e-ucrania-se-encontram
Sala de reunião com os ministros (Créditos: Ministério das Relações Exteriores da Turquia/AFP Photo)

Os Ministros das Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia se encontram pela primeira vez nesta quinta-feira (10), na Turquia. Sergey Lavrov é o ministro russo e Dmytro Kuleba é o ministro ucraniano.

Publicidade

De acordo com o portal G1, os governos de Turquia e Israel fazem a mediação do encontro. Desde a invasão do território ucraniano pela Rússia, esta é a primeira vez que dirigentes de alto-escalão de Rússia e Ucrânia se encontram.

A conversa tem previsão de uma hora e meia de duração e então, ambos concederão entrevista após finalizar a reunião. Lavrov já estava na Turquia desde ontem, quarta-feira (9) e Kuleba chegou ao país nesta quinta-feira (10).

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade