Luto na arte

Monty Norman, compositor do tema de James Bond, morre aos 94 anos

Monty Norman compôs música que acompanhou a saga 007 por todos os 25 filmes.

Monty Norman teve que batalhar na justiça para ter sua autoria reconhecida (Créditos: Michael Regan/Getty Images)

O site oficial de Monty Norman publicou nesta segunda-feira (11) uma trágica nota sobre o falecimento do compositor. Norman compôs a primeira trilha sonora dos filmes da saga 007, que estreou em 1962 com o primogênito 007 Contra o Satânico Dr. No.

Publicidade

Norman foi contratado por Albert Broccoli, produtor da franquia, para compor o tema do personagem principal. Norman inspirou a trilha em um de seus trabalhos anteriores, uma adaptação musical do livro Uma Casa Para o Sr. Biswas. Ele mudou os acordes de uma cítara, usada na obra original, para a guitarra elétrica.

Por um período, a autoria da trilha não estava sendo atribuída a Norman, mas sim a John Barry, que foi posteriormente contratado para rearranjar a música. Foi só em 1997, após processar o jornal britânico Sunday Times, que Monty Norman conseguiu resgatar seus créditos para a autoria da composição por completo.

A notícia do falecimento foi dada numa nota no site do músico que segue: “É com tristeza que compartilhamos a notícia de que Monty Norman faleceu em 11 de julho de 2022 após uma curta doença.”

Publicidade