surto nos eua

Nova York declara estado de emergência por varíola dos Macacos

Mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados em Nova York.

anvisa-aprova-registro-de-teste-para-variola-dos-macacos
Amostra de varíola dos macacos em laboratório (Crédito: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images)

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, declarou na sexta-feira (30) estado de emergência por causa da varíola dos macacos. A informação foi publicada em uma rede social.

Publicidade

“Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos”, escreveu Hochul no Twitter.

Segundo a mandatária, a declaração “permite que o estado responda mais rapidamente e que os profissionais de saúde tomem medidas adicionais que ajudarão a vacinar mais nova-iorquinos”.

Segundo Hochul, mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados em Nova York, tendo um “impacto desproporcional” em alguns grupos de risco.

Dados do governo do estado apontam que Nova York tinha 1.383 casos registrados da doença na sexta-feira, dado mais recente disponível.

Publicidade

No sábado (23), a varíola dos macacos foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma “emergência de saúde global”.

 

Publicidade

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.