Novo telescópio James Webb é lançado com sucesso pela Nasa

Esse é o mais novo telescópio espacial da Nasa. É, basicamente, um grande observatório espacial que consegue enxergar objetos como estrelas, galáxias e planetas, que ficam longe no espaço

Novo telescópio James Webb é lançado com sucesso pela Nasa
O valor do telescópio infravermelho chegou a quase US$ 9 bilhões e tem uma massa de 6,5 toneladas (Créditos: Bill Ingalls/NASA via Getty Images)

Na manhã deste sábado (25), o telescópio espacial James Webb foi lançado a partir de uma base da Agência Espacial Europeia (ESA) na Guiana Francesa.

Publicidade

Esse é o mais novo telescópio espacial da Nasa. É, basicamente, um grande observatório espacial que consegue enxergar objetos como estrelas, galáxias e planetas, que ficam longe no espaço. Seu nome, James Webb, foi dado em homenagem a um supervisor da Nasa da década de 60.

O valor do telescópio infravermelho chegou a quase US$ 9 bilhões e tem uma massa de 6,5 toneladas. Após entrar em órbita, ele se desenrolará de forma gradual até chegar ao tamanho de uma quadra de tênis. O processo está previsto para durar 13 dias.

Seu destino é uma órbita a 1,5 milhões de km da Terra. Isso é quase quatro vezes a distância do nosso planeta até a Lua. Apesar de estar bastante longe, o telescópio ficará sempre alinhado à Terra.

Diferenças em relação ao Hubble

Uma das diferenças é que ele é maior do que seu antecessor, por tanto consegue captar bem mais luz e enxergar mais longe. Seu espelho primário tem 6,5m de diâmetro (sendo quase 3 vezes maior do que o do Hubble).

Publicidade

Outra é que o James Webb só enxerga como infravermelho, esse tipo de radiação quase é visível para o Hubble, só enxerga uma faixa limitada dele.

O objetivo é que o novo telescópio James Webb, tenha uma vida útil maior do que 10 anos. Essa vida útil é limitada pela quantidade de combustível que é utilizado para manter a órbita e pelo funcionamento correto dos instrumentos. Caso tenha algum defeito, é inviável consertar o Webb, devido a distância que ele fica da Terra.

“Temos LIFTOFF do

Publicidade

@NASAWebb

 Telescópio Espacial!

Às 7h20 ET (12h20 UTC), o início de uma nova e emocionante década da ciência subiu ao céu. A missão de Webb de #UnfoldTheUniverse mudará nossa compreensão do espaço como o conhecemos.”

Publicidade