Nesta quinta-feira (8), a Rainha Elizabeth II, 96 anos, morreu após médicos expressarem preocupação com a sua saúde.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Até os 90 anos, a rainha continuou a realizar uma ampla gama de compromissos. Este ano, ela foi forçada a reduzir significativamente sua agenda enquanto sofria de problemas de mobilidade.
Segundo a CNN, a monarca passou por alguns episódios relacionados à sua saúde nos últimos anos:
Em dezembro de 2003, ela foi operada para remover uma cartilagem rompida no joelho esquerdo. No início do mesmo ano, também foi realizada uma cirurgia semelhante em seu joelho direito.
Elizabeth foi hospitalizada em 2013 para ser tratada de gastroenterite, um problema estomacal comum.
No ano passado, ela perdeu o culto do Remembrance Sunday no centro de Londres depois de um problema nas costas e posteriormente passou uma noite em um hospital enquanto foi submetida a “investigações preliminares”, informou o palácio na época.
Em fevereiro deste ano, a rainha contraiu Covid-19 e sofreu sintomas leves de resfriado, mas continuou com deveres leves, mesmo sendo forçada a cancelar ou reduzir com mais regularidade alguns eventos.
Ela não compareceu a todas as celebrações do Jubileu de Platina de junho, que marcou seus 70 anos no trono, e perdeu a abertura estadual do Parlamento no mês anterior devido a problemas de mobilidade.