Uma colisão entre duas aeronaves durante uma exibição aérea no aeroporto de Beja, no sul de Portugal, resultou na morte de um piloto e deixou outro ferido, conforme anunciou a força aérea do país neste domingo (2). O acidente ocorreu durante o Beja Air Show, evento no qual participavam seis aviões, pouco depois das 16h (12h em Brasília).
Uma pessoa “de nacionalidade espanhola” morreu na colisão, informou a corporação. Procurada pela AFP, uma porta-voz da força aérea esclareceu que a vítima era o piloto de um dos aviões que se chocaram. A força aérea também relatou que um piloto português sofreu ferimentos leves e “recebeu atendimento de urgência” antes de ser “transferido ao hospital de Beja”, cidade com 25 mil habitantes no sul do país.
Conforme o comunicado da força armada, os seis aviões envolvidos pertenciam a uma patrulha acrobática chamada “Yak Stars”, composta por pilotos espanhóis e portugueses. As aeronaves que colidiram eram do modelo soviético Yakovlev Yak-52.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra seis aviões realizando uma exibição a dezenas de metros do solo. De repente, um deles parece se chocar contra outra aeronave antes de cair no chão em meio a uma nuvem de fumaça.
Piloto morre em colisão de aviões durante show aéreo em Portugal pic.twitter.com/xVZru55Jj7
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) June 3, 2024
Festival é cancelado após morte de piloto
A aeronave que caiu saiu do perímetro da base aérea, enquanto a segunda conseguiu aterrissar na pista do aeroporto. O evento, que começou no sábado, foi “interrompido imediatamente” após o acidente, indicou a força aérea portuguesa.
De acordo com o site do Beja Air Show, a patrulha “Yak Stars” participou do desfile junto com outros 30 grupos acrobáticos aéreos de vários países europeus. Os organizadores descrevem a exibição como “a maior equipe acrobática civil do sul da Europa”.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini