overturismo

Por que um vilarejo europeu colocou barreiras em ruas turísticas? Entenda

Conhecida como a “Mykonos da Espanha”, Binibeca Vell viu um aumento exponencial no número de turistas, chegando a 800 mil visitantes em 2023

O vilarejo de Binibeca Vell, em Menorca, Espanha, optou por restringir o acesso às suas ruas para evitar o excesso de turistas na região
A partir de 1º de maio, turistas só podem circular pelas ruas entre 11h e 20h – Crédito: Reprodução / Instagram

O fenômeno do overturismo, caracterizado pelo excesso de visitantes em determinados locais, tem gerado reações variadas ao redor do mundo. Enquanto Veneza implementou uma taxa de entrada e Barcelona eliminou uma linha de ônibus sobrecarregada, o vilarejo de Binibeca Vell, em Menorca, Espanha, optou por restringir o acesso às suas ruas.

Publicidade

Conhecida como a “Mykonos da Espanha“, Binibeca Vell viu um aumento exponencial no número de turistas, chegando a 800 mil visitantes em 2023, apesar de ter menos de 300 residentes fixos. Essa popularidade, impulsionada pelas redes sociais, trouxe comportamentos indesejáveis, como invasões de propriedades privadas, danificação de jardins e festas nas ruas até tarde da noite.

Para mitigar esses problemas antes da temporada de verão, a administração do vilarejo, que funciona como um condomínio privado, decidiu restringir o horário de visitação. A partir de 1º de maio, turistas só podem circular pelas ruas entre 11h e 20h. Fora desse período, o acesso é restrito a moradores, convidados e prestadores de serviços. A medida já resultou na redução pela metade do número de veículos que chegam diariamente ao vilarejo.

Horário permitido para visitar o vilarejo

Apesar de ser bem recebida pelos moradores, a restrição gerou preocupações entre os comerciantes locais. Proprietários de lojas, bares e restaurantes temem que a medida transmita a mensagem de que turistas não são bem-vindos, o que poderia prejudicar financeiramente o vilarejo.

Óscar Monge, presidente da associação dos proprietários de Binibeca Vell, afirmou ao Daily Mail que a restrição de horário foi a melhor solução para preservar a tranquilidade dos moradores sem afetar os negócios que dependem do turismo. “Os turistas são bem-vindos durante o horário permitido, podem visitar Binibeca Vell gratuitamente e fora desse horário podem visitar os restaurantes que ficam todos fora da área que fica acorrentada a partir das 20h”, explicou ele.

Publicidade

A ação em Binibeca Vell acontece em um contexto de protestos contra o turismo de massa nas Ilhas Baleares, especialmente em Palma de Maiorca. Recentemente, cerca de 15 mil manifestantes se reuniram para protestar contra os visitantes internacionais, citando o aumento do custo de vida, especialmente dos imóveis. O grupo Banc del Temps, organizador dos protestos, promete mais ações durante a temporada de verão em outras ilhas do arquipélago.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.