Vários bairros de Buenos Aires e da periferia da capital da Argentina relataram cortes no serviço de energia elétrica após às 16h35 desta quarta-feira (01). De acordo com os primeiros relatórios, a interrupção geral deveu-se a uma desconexão da central nuclear de Atucha I, da rede nacional, que provocou um apagão e consequente suspensão dos serviços de transporte.
Após as 18h00, o subsecretário de Energia Elétrica, Santiago Yanotti, confirmou que “houve um incêndio a 08 quilômetros de General Rodríguez sob três linhas de alta tensão“, que causou um grande apagão e garantiu que “o serviço já está sendo restaurado.”
“Houve uma contingência elétrica grave, segundo a Transener, uma linha 500 kV Campana-Rodríguez saiu devido a um incêndio. Simultaneamente, Atucha I desconectou”, explicaram fontes oficiais.
Por outro lado, o setor de energia apontou que a quebra de serviço na central de Atucha I se deveu à “descompensação do sistema de interligação eléctrica (SADI)“, com o qual deixaram de funcionar outros geradores eléctricos.
“Ocorreu uma rejeição de carga da rede elétrica do sistema interligado da SADI, fazendo com que a central saísse de serviço por segurança. Por prevenção saiu de serviço, por isso não está funcionando. O problema é da Cammesa“, informaram vizinhos da Companhia Nucleoelétrica Argentina SA. Entretanto, a empresa indicou que estavam sendo gerados 25.000 Mw, que caíram para 10.000 Mw, o que originou “um problema de rede“, cujo motivo ainda é desconhecido.
*A reportagem completa você encontra no site da Perfil.com