ACOMPANHE CRONOGRAMA DE HOMENAGENS

Rainha Elizabeth II só terá enterro dez dias após sua morte

Corpo da monarca seguirá da Escócia para Londres em trem real.

População poderá encontrar o caixão da rainha em na Catedral de St. Giles para prestar homenagens (Créditos: James Glossop – WPA Pool/Getty Images)

Após o trágico anúncio da morte de Elizabeth II na tarde desta quinta-feira (8), o processo funerário do corpo da rainha já está em andamento, com a data marcada para o enterro ocorrer daqui 10 dias, no dia 17 de setembro.

Publicidade

Serão 10 dias de homenagens para a monarca falecida, o cronograma foi divulgado pelo tradicional jornal britânico The Guardian.

Dia 1

O dia da morte da rainha. As bandeiras em todas as residências oficias da família real foram baixadas a meio mastro, o site da família real foi alterado para um loyault preto com temática de luto e autoridades deram as declarações oficiais sobre o falecimento. As normas foram rigorosamente seguidas: A primeira-ministra foi a primeira a se pronunciar publicamente sobre a morte e, em seguida, funcionários exibiram uma placa de madeira contendo o anúncio em frente ao Palácio de Buckingham.

Por fim, o sucessor do trono, Príncipe Charles, assumiu oficialmente o trono de rei do Reino Unido, com o titulo de Rei Charles III.

Dia 2

O caixão vai sair do Castelo de Balmorar, na Escócia, rumo ao Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da família real em Edimburgo. Enquanto isso, na Inglaterra, haverão homenagens no Parlamento

Publicidade

Dia 3

Uma procissão cerimonial seguirá o corpo da rainha até a Catedral de St. Giles, onde o público irá recepcionar o corpo. Charles deve ir ao Palácio de Westminster onde receberá uma “moção de condolências”, com a população e políticos podendo assinar a moção.

Dia 4

O caixão com o corpo da rainha será levado num trem real na estação de Waverley, de onde viajará pela costa leste até Londres para então ser finalmente levado para uma sala no Palácio de Buckingham.

Dia 5 e 6

O público poderá prestar homenagens ao lado do caixão no Palácio de Buckingham.

Publicidade

Dia 7

Charles deve viajar para o País de Gales, onde terá uma reunião com o primeiro-ministro gaulês. Líderes de países membros da Commonwealth também chegarão à Londres.

Dia 8

Charles receberá os presidentes e primeiros-ministros dos países membros do Reino Unido e da Commonwealth.

Dia 9

Príncipe Charles recepcionará os convidados estrangeiros, incluindo chefes de estado e convidados de outros países, além de famosos

Publicidade

Dia 10

O funeral e o enterro da rainha Elizabeth II finalmente acontece na Abadia de Westminster. O caixão chegará junto de uma procissão e haverá dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido, incluindo o silenciamento do Big Ben. Toda a família real estará presente