CATARATAS

Rio Iguaçu sobe e obriga fechamento da Garganta do Diabo na Argentina; veja o vídeo

Segundo o supervisor argentino do Parque Nacional, a vazão do rio está entre 10 mil e 12 mil m³/s, valor muito acima da média

Rio Iguaçu sobe e obriga fechamento da Garganta do Diabo na Argentina
A Garganta do Diabo foi fechada temporariamente do lado Argentino em razão das fortes chuvas na bacia do rio Iguaçu (Crédito Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Garganta do Diabo foi fechada preventivamente devido a uma volumosa enchente do Rio Iguaçu. O fechamento aconteceu do lado argentino das Cataratas do Iguaçu em razão das persistentes chuvas que caíram em território brasileiro nos últimos dias.

Publicidade

A Garganta do Diabo é principal atração das cataratas, localizada na fronteira entre Brasil e Argentina. A vazão do rio pode quadruplicar nas próximas horas.

O supervisor do Parque Nacional do Iguaçu na Argentina, Claudio Sacramento, confirmou a decisão de suspender as visitas à Garganta do Diabo com base na análise das métricas e previsões sobre o crescimento do volume do rio devido às intensas chuvas que se registram na bacia do rio Iguaçu. “Juntamente com o setor técnico da área das Cataratas do Parque Nacional Iguaçu, o corpo de guardas-florestais e com o pessoal da concessionária, tomamos a decisão de fechar o que é o circuito Garganta do Diabo”, explicou.

O fechamento é “preventivo”, uma vez que é esperado um pico de cerca de 6.500 metros cúbicos nas quedas. O normal é uma média que se situa no intervalo entre 1.200 e 1.500 m³/s diariamente.

Além disso, o supervisor do Parque Nacional do Iguaçu esclareceu que “a vazão do rio está entre 10 mil e 12 mil m³/s”, e por este volume acima da média foi necessário que se fechasse a atração turística.

Publicidade

Embora a principal atração esteja fechada, o restante do Parque Nacional permanece aberto e os turistas podem continuar a visitar os outros locais – os chamados circuitos de caminhadas – autorizados, como o inferior e o superior.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.