eleições EUA

Trump anuncia J.D. Vance como candidato a vice-presidente

Comunicado acontece dois dias após republicano sofrer atentado em comício

trump
Trump anuncia J.D. Vance como seu vice – Créditos: Getty

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (15) que seu candidato a vice-presidente é o senador J.D. Vance. James Donald Vance, de 39 anos, atua no Senado de Ohio desde 2023.

Publicidade

O comunicado se deu através da rede social Truth Social. O partido republicano irá oficializar a candidatura nesta quinta-feira (18), no decorrer da Convenção Nacional do Partido Republicano.

O anúncio vem dois dias após uma tentativa de assassinato sofrida por Trump. O candidato foi atingido de raspão na orelha direita no último sábado, enquanto se pronunciava durante um comício na Pensilvânia. Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas. O atirador foi morto por agentes do governo.

Quem é J.D Vance, vice na chapa de Trump?

Vance não era uma escolha óbvia por um motivo simples: não era fã de primeira ordem do republicano. Entretanto, o político é conhecido por arrecadar grandes quantias de recurso para o seu partido. Vance também já escreveu um livro sobre a classe trabalhadora branca nos EUA, e entrou recentemente para a política.

É importante notar a idade de Vance. Dos nomes cogitados por Trump, ele era o mais jovem – eles têm uma diferença de quase 40 anos de idade. Em um período em que a idade avançada dos políticos em todo o mundo gera questionamentos sobre sua performances, uma chapa com um novato da política parece tentar apaziguar preocupações de desempenho.

Publicidade

Apesar de ter entrado para o Senado (e a política dos EUA) somente no ano passado, Vance teve uma ascensão constante no mundo conservador. Ele já chegou a chamar Trump de “repreensível” e de “heroína cultural”, mas declarou seu apoio ao magnata em 2022 e foi recebido com um suporte que garantiu sua entrada no Senado.

O político já foi um investidor de risco no Vale do Silício, e ganhou fama após escrever o livro “Era uma Vez um Sonho (Hillbilly Elegy, no título original). O livro ganhou uma adaptação cinematográfica, e fala sobre a realidade de trabalhadores de baixa renda brancos nos Estados Unidos.

O senador também já serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, e foi enviado para cumprir missão no Iraque. Quando retornou, se formou em Ciências Políticas e Filosofia pela Universidade Estadual de Ohio e Direito pela Universidade Yale.

Publicidade

“J.D. teve uma carreira empresarial muito bem-sucedida em Tecnologia e Finanças e, agora, durante a campanha, se concentrará fortemente nas pessoas pelas quais lutou de forma tão brilhante, os trabalhadores e fazendeiros americanos da Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além…”, escreveu Trump no post em que anunciou Vance como seu vice-presidente.

***matéria em atualização

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.