O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país está pronto para começar uma contraofensiva e recuperar territórios que estão sob controle. Em entrevista publicada neste sábado (3) ao “Wall Street Journal”, o presidente ucraniano está confiante no sucesso da operação.
“Não sei quanto tempo vai demorar. Para ser honesto, pode acontecer de várias maneiras, completamente diferentes. Mas vamos fazer isso e estamos prontos.”
A contraofensiva ucraniana vem sendo anunciada há algumas semanas por Zelensky. O objetivo é mudar os rumos da guerra, que já completou 15 meses. A Rússia domina faixas do território da Ucrânia nas regiões leste, sul e sudeste do país.
I’m thankful to everyone in the world who understands how crucial it is that we prevail over ruscism right now and right on 🇺🇦 land. It’s crucial for every nation neighboring a 🇷🇺 terrorist state. I’m sure we will provide this security – so necessary, we will provide victory over… pic.twitter.com/BwbgaCIHCX
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 2, 2023
Em maio, Zelensky disse que aguardava a chegada de veículos blindados para começar a operação com foco na recuperação de territórios, com a contraofensiva.
Além disso, o presidente ucraniano viajou por vários países europeus e participou da cúpula do G7, no Japão, buscando por mais ajuda militar.
Recentemente, Kiev tem feito ataques a depósitos de munição e rotas logísticas russas. Bombardeios também foram registrados em territórios da Rússia, como Moscou, na última semana. Porém, a Ucrânia nega estar fazendo ataques em território estrangeiro.
Caption this #Summit #ZelenskyWarCriminal pic.twitter.com/NpIGsmmonv
— The Russian Perspective (@keepitsecretwar) June 1, 2023
O presidente Zelensky disse acreditar que a contraofensiva será bem-sucedida, mas não sabe ao certo quanto tempo levará a guerra.
De acordo com a publicação, Zelensky reconheceu a superioridade da Rússia nos céus, acrescentando que a falta de proteção contra o poder aéreo russo significa que “um grande número de soldados morrerá” durante a contraofensiva.