O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky visitou a cidade de Bucha nesta segunda-feira (4) e acusou a Rússia de genocídio. Após a visita, Zelensky afirmou que o massacre irá atrasar o processo de negociação de paz com a Rússia. “Estes são crimes de guerra e serão reconhecidos pelo mundo como genocídio”.
De acordo com o G1, Zelensky disse a jornalistas que eles querem mostrar para o mundo o que a Rússia fez. “Queremos mostrar pro mundo o que a Rússia fez. Queremos que vejam o que a federação russa fez com a pacífica Ucrânia. Tem que ser mostrado que eram todos civis”.
Após a repercussão do ataque, alguns líderes falaram a respeito. O presidente americano Joe Biden, dos Estados Unidos pediu um julgamento de crime de guerra contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Já o presidente da França, Emmanuel Macron pediu novas sanções contra o país russo e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen disse que eles estão prontos para começar uma investigação.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
“Chocada com relatos de horrores indescritíveis em áreas das quais a Rússia está se retirando. Uma investigação independente é urgentemente necessária. Os autores de crimes de guerra serão responsabilizados.”
Appalled by reports of unspeakable horrors in areas from which Russia is withdrawing.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) April 3, 2022
An independent investigation is urgently needed.
Perpetrators of war crimes will be held accountable.