Taxa de mortalidade por Covid nos EUA é maior do que em outros países ricos

Dois anos após o início da pandemia, o coronavírus está matando americanos a taxas muito mais altas do que as pessoas em outras nações ricas, uma distinção séria a ser observada enquanto o país traça um curso nos próximos estágios da pandemia

taxa-de-mortalidade-por-covid-nos-eua-e-maior-do-que-em-outros-paises-ricos
Número de mortos nos Estados Unidos, continua alto (Crédito: John Moore/Getty Images)

As mortes cumulativas de Covid-19 nos EUA per capita são as mais altas entre outros países grandes e de alta renda. Vários países tiveram mais mortes per capita por Covid-19 no início da pandemia, mas o número de mortos nos EUA agora excede o de nações pares.

Publicidade

O número crescente de mortos desafiou as esperanças de muitos americanos de que a variante Ômicron menos grave pouparia os Estados Unidos da dor das ondas passadas. As mortes já ultrapassaram os piores dias do surto de outono da variante Delta e são mais de dois terços do número recorde do inverno passado, quando as vacinas estavam praticamente indisponíveis

Com os legisladores americanos desesperados para virar a página da pandemia, como alguns líderes europeus já começaram a fazer, o número de mortos nublou uma sensação de otimismo, mesmo com o recuo dos casos de Omicron. E revelou fraquezas na resposta do país, disseram cientistas.

“As taxas de mortalidade são tão altas nos Estados Unidos, muito altas”, disse Devi Sridhar, chefe do programa global de saúde pública da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que apoiou o afrouxamento das regras de coronavírus em partes da Grã-Bretanha. “Os Estados Unidos estão atrasados.”

Algumas das razões para as dificuldades dos Estados Unidos são bem conhecidas. Apesar de ter um dos arsenais de vacinas mais poderosos do mundo, o país não conseguiu vacinar tantas pessoas quanto outras nações grandes e ricas. Crucialmente, as taxas de vacinação em idosos também ficam atrás de certas nações europeias.

Publicidade

Os Estados Unidos ficaram ainda mais para trás na administração de doses de reforço, deixando um grande número de pessoas vulneráveis ​​com proteção desbotada à medida que o Ômicron varre o país.

O número de mortos americano resultante diferenciou o país e por margens mais amplas do que tem sido amplamente reconhecido. Desde 1º de dezembro, quando as autoridades de saúde anunciaram o primeiro caso de Ômicron nos Estados Unidos, a proporção de americanos que foram mortos pelo coronavírus é pelo menos 63% maior do que em qualquer um desses outros grandes e ricos países, de acordo com um New Análise do York Times dos números de mortalidade.

Nos últimos meses, os Estados Unidos passaram a Grã-Bretanha e a Bélgica por terem, entre as nações ricas, a maior parcela de sua população que morreu de Covid durante toda a pandemia.

Publicidade

Apesar de todo o incentivo que os líderes de saúde americanos obtiveram do sucesso de outros países em resistir ao aumento da Ômicron, os resultados nos EUA foram marcadamente diferentes. As internações hospitalares nos EUA aumentaram para taxas muito mais altas do que na Europa Ocidental, deixando alguns estados com dificuldades para fornecer atendimento. Os americanos agora estão morrendo de Covid quase o dobro da taxa diária dos britânicos e quatro vezes a taxa dos alemães.

Os únicos grandes países europeus que superaram as taxas de mortalidade por Covid da América neste inverno foram Rússia, Ucrânia, Polônia, Grécia e República Tcheca, nações mais pobres onde os melhores tratamentos de Covid são relativamente escassos.

“Os EUA se destacam por ter uma taxa de mortalidade relativamente alta”, disse Joseph Dieleman, professor associado da Universidade de Washington que comparou os resultados da Covid em todo o mundo. “Houve mais perdas do que qualquer um queria ou previa.”

Publicidade

Por mais mortal que tenha sido a onda Ômicron, a situação nos Estados Unidos é muito melhor do que seria sem vacinas. A variante Ômicron também causa doenças menos graves que a Delta, embora tenha levado a números impressionantes de casos. Juntas, as vacinas e a natureza menos letal das infecções por Ômicron reduziram significativamente a proporção de pessoas com Covid que estão sendo hospitalizadas e morrendo durante essa onda.

Na Europa Ocidental, esses fatores resultaram em ondas muito mais gerenciáveis. As mortes na Grã-Bretanha, por exemplo, são um quinto do pico do inverno passado, e as internações hospitalares são cerca de metade disso.

Mas não é assim nos Estados Unidos. Números recordes de americanos com a variante altamente contagiosa encheram hospitais nas últimas semanas e o número médio de mortes ainda é de cerca de 2.500 por dia.

Publicidade

O principal dos motivos é o esforço vacilante do país para vacinar suas pessoas mais vulneráveis ​​nos níveis alcançados pelos países europeus mais bem-sucedidos.

Doze por cento dos americanos com 65 anos ou mais não receberam duas doses de uma vacina Moderna ou Pfizer-BioNTech ou uma injeção da Johnson & Johnson, que o CDC. considera totalmente vacinado, segundo estatísticas do órgão. (Inconsistências nas contagens CDC tornam difícil saber o número preciso.)

E 43% das pessoas com 65 anos ou mais não receberam uma injeção de reforço. Mesmo entre os totalmente vacinados, a falta de um reforço deixa dezenas de milhões com proteção em declínio, alguns deles muitos meses após os níveis máximos de imunidade proporcionados por suas segundas doses.

Na Inglaterra, por outro lado, apenas 4% das pessoas com 65 anos ou mais não foram totalmente vacinadas e apenas 9% não receberam uma dose de reforço.

“Não é apenas a vacinação é a recência das vacinas, é se as pessoas foram ou não reforçadas e também se as pessoas foram ou não infectadas no passado”, disse Lauren Ancel Meyers, diretora da Universidade do Texas em AustiN, 19 consórcio de modelagem.

Pessoas não vacinadas compõem a maioria dos pacientes hospitalizados. Mas as pessoas mais velhas sem doses de reforço às vezes também lutam para se livrar do vírus, disse Megan Ranney, médica de emergência da Brown University, deixando-as precisando de oxigênio extra ou internações hospitalares.

Nos Estados Unidos, os casos neste inverno aumentaram primeiro em estados mais vacinados no Nordeste antes de se mudar para estados menos protegidos, onde os cientistas disseram temer que o Ômicron pudesse causar um número especialmente alto de mortes. Pesquisas sugerem que os americanos mais pobres são os mais propensos a permanecer não vacinados, colocando-os em maior risco de morrer de Covid.

A onda Ômicron dos Estados Unidos também agravou os efeitos de um aumento no Delta que já havia feito com que as mortes por Covid aumentassem no início de dezembro, colocando os Estados Unidos em uma posição mais precária do que muitos países europeus. Mesmo nas últimas semanas, algumas mortes americanas provavelmente resultaram de doenças prolongadas causadas pela Delta.

Mas as infecções por Ômicron deixaram de lado a Delta no final de dezembro nos Estados Unidos, e epidemiologistas disseram que a nova variante provavelmente foi responsável pela maioria das mortes por Covid nos EUA hoje.

“Estas são provavelmente mortes de Ômicron”, disse Robert Anderson, chefe de estatísticas de mortalidade em uma filial do CDC. “E os aumentos que estamos vendo provavelmente são nas mortes de Ômicron.”

Ainda assim, os problemas dos Estados Unidos começaram bem antes da Ômicron, disseram os cientistas. Os americanos começaram a morrer de Covid a taxas mais altas do que as pessoas nos países da Europa Ocidental a partir do verão, depois que os Estados Unidos ficaram para trás nas vacinas. Durante o surto do Delta no outono, os americanos estavam morrendo de Covid a uma taxa tripla da dos britânicos.

Ao rastrear certidões de óbito que listam o Covid como causa de morte ou como fator contribuinte, disse o Dr. Anderson, o CDC é capaz de garantir que esteja contando apenas as pessoas que morreram de Covid e não aquelas que podem ter testado positivo acidentalmente antes de morrer por motivos não relacionados.

É muito cedo para avaliar o quão pior os Estados Unidos se sairão durante essa onda. Mas alguns cientistas disseram que há sinais esperançosos de que a diferença entre os Estados Unidos e outros países ricos começou a diminuir.

Como a Delta e agora a Ômicron atacaram os Estados Unidos, disseram eles, tantas pessoas ficaram doentes que aqueles que sobreviveram estão emergindo com uma certa quantidade de imunidade de suas infecções passadas.

Embora não esteja claro quão forte ou duradoura será essa imunidade, especialmente da Ômicron, os americanos podem estar desenvolvendo lentamente a proteção contra ataques passados ​​​​com Covid que outros países geraram por meio de vacinas ao custo, disseram os cientistas, de muitos milhares de vidas americanas.

“Finalmente começamos a chegar a um estágio em que a maioria da população já foi exposta a uma vacina ou ao vírus várias vezes”, disse David Dowdy, epidemiologista da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg. Referindo-se às taxas de mortalidade americanas e europeias, ele continuou: “Acho que agora provavelmente começaremos a ver as coisas mais sincronizadas daqui para frente”.

Ainda assim, os Estados Unidos enfrentam certas desvantagens acentuadas, que os especialistas temem que possam causar problemas durante futuras ondas de Covid e até mesmo na próxima pandemia. Muitos americanos têm problemas de saúde como obesidade e diabetes que aumentam o risco de Covid grave.

Mais americanos também passaram a expressar desconfiança do governo e uns dos outros, nas últimas décadas, tornando-os menos inclinados a seguir as precauções de saúde pública, como se vacinar ou reduzir seus contatos durante surtos, disse Thomas Bollyky, diretor do Global Health. programa do Conselho de Relações Exteriores.

Um estudo publicado na revista científica The Lancet na terça-feira por Bollyky e Dr. Dieleman, da Universidade de Washington, descobriu que o nível de desconfiança de um determinado país tinha fortes associações com sua taxa de infecção por coronavírus.

“O que nosso estudo sugere é que, quando você tem um novo vírus contagioso”, disse Bollyky, “a melhor maneira de o governo proteger seus cidadãos é convencê-los a se protegerem”.

Embora os níveis de infecção permaneçam altos em muitos estados, os cientistas disseram que algumas mortes ainda podem ser evitadas por pessoas que tomam precauções em torno de americanos mais velhos e mais vulneráveis, como testar a si mesmos e usar máscaras. O preço das ondas futuras dependerá do que outras variantes surgirem, disseram os cientistas, bem como do nível de morte que os americanos decidirem ser tolerável.

“Normalizamos um número muito alto de mortes nos EUA”, disse Anne Sosin, que estuda a equidade em saúde em Dartmouth. “Se queremos declarar o fim da pandemia agora, o que estamos fazendo é normalizar uma taxa muito alta de morte.”

“As vacinas são a nossa melhor ferramenta no combate ao COVID-19. Se você ainda não o fez, por favor, vacine-se e seja impulsionado.”

*Por – Benjamin Mueller and Eleanor Lutz – The New York Times

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.