* POR ESTHER DWECK

Análise: “Recaem sobre todas nós os reflexos nefastos de um sistema patriarcal e sexista”

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em texto exclusivo à Perfil Brasil, faz uma análise do papel das mulheres na política.

ministra-concurso-unificado
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck,- Crédito: Agência Brasil

Penso que a presença de nós, mulheres, no campo da política é essencial para reforçar nosso papel como sujeitos sociais e políticos. A participação nos espaços públicos é parte integrante da nossa luta histórica para o reconhecimento da nossa intensa, ampla e diversa capacidade de trabalho e da nossa atuação como agentes para a transformação da sociedade brasileira e mundial.

Publicidade

Sem perder de vista as marcadas diferenças entre as mulheres com relação à raça, cor, etnia, rendimentos (e outros marcadores socioeconômicos), deve-se lembrar que recaem sobre todas nós os reflexos nefastos de um sistema patriarcal e sexista.

Assim, qualquer proposta de enfrentamento das desigualdades, eliminação da violência e de busca por transformações da vida coletiva para um futuro mais sustentável e de maior cuidado a todos os seres vivos do planeta precisa contar com a nossa presença; não apenas aquela puramente formal, mas aquela que é portadora dos mais altos padrões de ética, senso de coletividade, e da busca por ampliação dos direitos, das garantias de vida e trabalho dignos, dos espaços democráticos e includentes.

Somos trabalhadoras, somos servidoras da coletividade, atuamos politicamente porque estamos diuturnamente em busca de uma sociedade mais justa, igualitária para nós, seres deste tempo, e para as gerações vindouras

* Esther Dweck é  ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.