APURAÇÃO DOS FATOS

Após ações da PM com 30 mortes em 8 dias, governador da BA fala em ‘eventual excesso’

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que as mortes “não são compatíveis com um país que se pretende democrático”

Após ações da PM com 30 mortes em 8 dias, governador da BA fala em 'eventual excesso'
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou em redes sociais que “eventuais excesso” cometidos pela PM serão apurados (Crédito Foto: Rafael Martins/GOVBA)

O governador da Bahia (BA), Jerônimo Rodrigues (PT), usou as redes sociais para dizer que a “eventuais excessos” serão apurados em ações da Polícia Militar (PM), que terminaram com 30 mortes no estado. O governo federal acompanha as investigações. Rodrigues se manifestou nesta segunda-feira (7).

Publicidade

Nestr sábado (5), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, informou que contatou a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e afirmou que as mortes “não são compatíveis com um país que se pretende democrático e em consonância com os Direitos Humanos”.

Publicidade

Na publicação feita em uma rede social nesta manhã, Jerônimo disse que conversou com o ministro no domingo (6) sobre as ações de prevenção à violência e redução da letalidade policial. Veja publicação completa abaixo:

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, falou em respeito ao ministro, mas destacou que as forças do estado sofreram ataques durante o período e ressaltou ainda a apreensão de armamentos pesados por parte da polícia.

As 30 mortes em diferentes confrontos com policiais militares aconteceram em um espaço de uma semana, entre 28 de julho e 4 de agosto.

Publicidade

Uma das ações de agosto aconteceu na madrugada dessa sexta-fera (4). Cinco homens morreram durante confronto com policiais militares, no bairro do IAPI, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, policiais militares foram acionados por moradores após a presença de homens armados na Avenida Peixe. Depois de atingidos, os suspeitos foram levados para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, onde eles não resistiram.

Em outra ação da PM, nessa quarta-feira (2), um homem morreu durante um confronto entre um grupo armado e policiais militares, na tarde de quarta-feira (2), no bairro do Arenoso, em Salvador. Com ele, a PM teria encontrado um revólver e munições de calibre 38, além de cocaína.

Outras ações da PM foram realizadas em 28, 30 e 31 de julho que resultaram na morte de 20 pessoas (16 homens e quatro mulheres).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.