PEC Kamikaze

Após falhas no sistema durante a votação da PEC, PF abre investigação

Em nota, a corporação informou que a investigação foi aberta para “apurar falhas na internet e inconsistências no sistema de votação da Casa”.

Após falhas no sistema durante a votação da PEC a PF abre investigação
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Crédito: Elaine Menke/Câmara do Deputados)

Durante a votação da chamada ‘PEC Kamikaze’, o sistema e a internet na Câmara dos Deputados falharam. A Polícia Federal esteve na Casa para analisar as inconsistências. Após o ocorrido, o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, suspendeu a sessão e solicitou uma investigação da PF. 

Publicidade

A PEC Kamikaze é uma proposta do governo que concede uma série de benefícios sociais às vésperas das eleições, e serve somente para este ano. A votação estava sendo realizada na noite desta terça-feira (12), quando houve uma falha na internet e Arthur Lira resolveu adiar a sessão. Em entrevista para a TV Globo, o presidente da Câmara dos Deputados disse que pediu um relatório que aponte se o problema nos servidores foi causado por uma ação interna ou externa. 

A PF chegou ao local por volta das 22h de ontem (12) e foi embora em torno das 3h desta quarta-feira (13). Em nota, a corporação informou que a investigação foi aberta para “apurar falhas na internet e inconsistências no sistema de votação da Casa”, e que “após o acionamento, uma equipe técnica esteve no local e fez as primeiras verificações”

Arthur Lira reclamou sobre a frequência que estas falhas no sistema vem ocorrendo durante votações importantes, e afirmou que caso o problema tenha sido causado internamente, haverá punições para os responsáveis. A PF informou que “foi instaurado procedimento preliminar de apuração na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal e as diligências continuam a fim de esclarecer prontamente o ocorrido”. 

A Câmara abriu uma nova sessão para continuar com a votação da PEC Kamikaze nesta manhã de quarta-feira (13).

Publicidade

 




Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.