POSSÍVEL ESCOLHA

Conheça a primeira mulher negra que disputa indicação de Lula para o STF

Vera Lúcia Santana de Araújo integrou uma lista tríplice enviada pelos ministros do STF ao presidente Jair Bolsonaro, no ano passado, para uma vaga de ministro do TSE. 

conheca-a-advogada-negra-que-disputa-indicacao-de-lula-para-vaga-no-stf
Vera Lúcia Santana de Araújo (Crédito: Reprodução)

A lista de possíveis candidatos à vaga de Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de ganhar mais um nome: a advogada Vera Lúcia Santana de Araújo. O ministro irá se aposentar em maio, quando completa 75 anos.

Publicidade

Um dos principais motivos para a especulação de seu nome é a defesa que a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, faz o presidente Lula indicar uma mulher negra para o STF. Em entrevista ao GloboNews, Anielle afirmou que defenderá junto ao presidente a posse de uma ministra negra. O que não quer dizer, necessariamente, que defenderá o nome de Vera Lúcia. 

Como divulgado pelo portal UOL, um documento assinado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, pelo Grupo Prerrogativas, e o Coletivo de Defensoras e Defensores pela Democracia, a Associação da Advocacia Pública pela Democracia, a Coalizão Nacional de Mulheres, entre outras entidades, defendeu que a indicação de uma negra seria “a singular oportunidade de supressão da lacuna reveladora da baixa intensidade da democracia brasileira“.

O ministro Edson Fachin sinalizou apoio à indicação: “quem sabe num lugar do futuro, colocará neste plenário uma mulher negra“, disse ontem (08), no Dia Internacional da Mulher.

Vera Lúcia integrou uma lista tríplice enviada pelos ministros do STF ao presidente Jair Bolsonaro, no ano passado, para uma vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela não foi a escolhida pelo ex-presidente.

Publicidade

E, mesmo que não seja indicada agora, a advogada ainda pode disputar duas outras vagas no STF a serem abertas durante o governo Lula.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.