militares nas urnas

Moraes, do STF, marca nova reunião com ministro da Defesa

No primeiro encontro entre Moraes e Paulo Sérgio, do dia 23 de agosto, os dois debateram a possibilidade de a Justiça Eleitoral acatar as sugestões dos militares referentes a mudanças no teste.

moraes-do-stf-marca-nova-reuniao-com-ministro-da-defesa
Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, marcou para quarta-feira (31) uma nova reunião com o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

Publicidade

Fontes do Palácio do Planalto afirmam que o Ministro da Defesa deve insistir na necessidade de melhora da segurança do sistema eleitoral em reunião com o presidente do TSE. De acordo com relatos feitos à CNN Brasil, Paulo Sérgio pediu para estar acompanhado de um técnico nesse segundo encontro com Moraes.

O objetivo é continuar o diálogo e chegar a alguma convergência quanto ao teste de integridade das urnas, pois este teste, na avaliação dos militares, é o que realmente pode aumentar a confiabilidade na exatidão do sistema.

Os militares que compõem a Comissão de Transparência defendem que sejam feitas nas próprias sessões eleitorais, com a participação dos eleitores com o uso da biometria.

No primeiro encontro entre Moraes e Paulo Sérgio do dia 23 de agosto, os dois debateram a possibilidade de a Justiça Eleitoral acatar as sugestões dos militares referentes a mudanças no teste.

Publicidade

Desde junho a Justiça Eleitoral e o Ministério da Defesa têm trocado ofícios sobre questionamentos feitos pelas Forças Armadas a respeito do sistema de votação brasileiro.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.