Tribunal Superior Eleitoral

Moraes manda excluir e proíbe utilização de vídeo de Bolsonaro com fala sobre meninas venezuelanas

Moraes proibiu a campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) de utilizar o conteúdo e se referir a ele em propagandas.

moraes-manda-excluir-e-proibe-utilizacao-de-video-de-bolsonaro-com-fala-sobre-meninas-venezuelanas
Alexandre de Moraes (Créditos: Carlos Moura/ Divulgação/ STF)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou a exclusão do vídeo em que Jair Bolsonaro diz que “pintou um clima” ao descrever encontro com meninas venezuelanas.

Publicidade

“As plataformas digitais TikTok, Instagram, LinkedIn, YouTube, Facebook, Telegram e Kway, bem como os representados, removam imediatamente o conteúdo objeto desta ação, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais)”, diz Moraes na decisão de remoção do vídeo de Bolsonaro.

Além disso, Moraes proibiu a campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) de utilizar o conteúdo e se referir a ele em propagandas, seja de rádio ou TV, e em redes sociais, sob pena de multa.

A equipe de Bolsonaro afirma que a campanha de Lula e a deputada federal Gleisi Hoffman, presidente do PT, divulgaram e compartilharam conteúdos em que a fala de Bolsonaro sobre as meninas venezuelanas foi gravemente tirada de contexto com o objetivo de associá-lo à pedofilia.

“A divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do candidato ao cometimento de crime sexual, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa”, diz Moraes.

Publicidade

🚨 Moraes alega “fato sabidamente inverídico” e manda PT e redes sociais apagarem fala de Bolsonaro sobre venezuelanas.

— Conexão Política (@conexaopolitica) October 16, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.