Após o término da apuração das urnas neste domingo (2), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com jornalistas e apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada. Durante a conversa, Bolsonaro chamou as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) de “estepe” e “trambique”, respectivamente.
Bolsonaro fez as afirmações ao fazer uma comparação entre política e “self-service”, analogia bastante utilizada pelo chefe do Executivo para exemplificar a grande opção de candidatos que os eleitores têm para votar nas eleições.
“É aquela história de ‘vamos mudar’. Mas quem entra no meu lugar? A política é um self-service. Vocês têm eu, Lula, Ciro, a ‘estepe’, a ‘trambique’, que é decoradora sabe daquilo, né? A decoradora. E acabou. Não adianta procurar. É o que está ali, pô”, afirmou Bolsonaro no cercadinho.
Em um entrevista concedida ao programa Pânico, da Jovem Pan, Bolsonaro usou a mesma expressão do “self-service” para descrever a política:
“Entendo que a eleição do dia 2 terá essa marca. Acho que o que tem na mesa é um self-service. A gente viu esses dias que tem pouca coisa para escolher”, disse o chefe do Executivo no final de agosto.
Jair Bolsonaro disputará o segundo turno com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 30 de novembro.
Em vídeo pós resultados da eleição, Jair Bolsonaro ataca Simone Tebet e Soraya as chamando de “Trambique” e “Estepe”. pic.twitter.com/zQu9rMLQ4Q
— renandabad (@NasciEm97fml) October 3, 2022