VIAGEM POLÊMICA

Partidos vão ao TSE contra suposto uso eleitoral de Bolsonaro em Londres

“Tom” utilizado pelo presidente brasileiro na visita foi criticado por jornais britânicos.

PT e União Brasil vão ao TSE contra suposto uso eleitoral de Bolsonaro em Londres
Presidente gravou vídeos comparando o preço da gasolina no Reino Unido e no Brasil (Reprodução/Redes sociais)

A campanha da candidata à Presidência Soraya Thronicke (União Brasil), entrou nesta segunda-feira (19) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir que Jair Bolsonaro (PL) possa usar imagens da sua viagem a Londres na campanha eleitoral. O PT fez um pedido semelhante na manhã deste domingo (18).

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro está em Londres para participar do funeral da rainha Elizabeth II. Na chegada à capital inglesa, ainda no domingo, o presidente discursou para apoiadores e prometeu vitória no primeiro turno.

 

Aproveitando a viagem, o presidente também divulgou um vídeo nas redes sociais criticando o preço da gasolina na Inglaterra e o comparando com o preço no Brasil. A atitude foi criticada por jornais britânico.

Ainda na visita, Bolsonaro voltou a falar da campanha com apoiadores e chamou o candidato concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão”. O presidente também se irritou com uma jornalista quando perguntado sobre o uso eleitoral da visita.

Publicidade

No pedido que enviou ao TSE, Soraya afirmou que Bolsonaro pode ter cometido abuso de poder econômico e político durante sua visita a Londres. O PT também acionou a Justiça Eleitoral contra o teor eleitoral de discurso de Bolsonaro.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.