FORAM PRA CUBA

Quantos votos Bolsonaro teve em Cuba?

A embaixada do Brasil em Havana registra 178 brasileiros no país, só 1 apoia Bolsonaro

Ao todo, 697 mil brasileiros votaram no exterior. (Créditos: Chip Somodevilla/Getty Images)

Apenas um brasileiro que mora em Cuba votou em Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (2), enquanto os outros 28 dos eleitores que moram no país deram seu voto para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Felipe D’Ávila (Novo) conquistou também apenas um voto no país.

Publicidade

Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores coletados em 2020, são 178 brasileiros morando em Cuba, registrados na Embaixada do Brasil em Havana. Apenas 30 deles votaram este ano.

Cuba foi pauta recorrendo na corrida eleitoral de 2022, trazida principalmente por Bolsonaro para atacar Lula e o acusar de ser socialista. O petista, por sua vez, se referiu à ilha para dizer que poderia superar o recorde de Fidel Castro sobre a duração de seus discursos.

No âmbito geral a respeito das votações que ocorreram foram do Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou que Lula obteve 47,13% dos votos válidos estrangeiros, enquanto Bolsonaro recebeu 41,63%.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) empataram com cerca de 2% dos votos cada. O ex-governador do Ceará recebeu 13,2 mil votos dos brasileiros no exterior e Tebet recebeu 13 mil, nenhum deles em Cuba.

Publicidade

O TSE informou que 697 mil brasileiros que moram no exterior foram votar neste domingo, a maioria estava nos Estados Unidos, onde moram 183 mil eleitores aptos. Portugal e Japão são o segundo e terceiro maior colégio eleitoral fora do Brasil, respectivamente. São 80 mil em terras portuguesas e 76 mil no Japão.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.