Diploma Bertha Luz

Janja e Rosa Weber recebem homenagem do Senado no Dia da Mulher

Janja discursou e fez críticas a sub-representação feminina no Congresso, “Um século depois de Bertha Lutz ter organizado a luta pelo direito ao voto, seguimos tendo que repetir que precisamos estar representadas nos espaços de decisão”.

Janja e Rosa Weber recebem homenagem do Senado no Dia da Mulher
Primeira-dama Janja e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) (Crédito: Reprodução/ TV Senado)

A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, foram homenageadas, nesta quarta-feira (08), no Dia da Mulher. O Diploma Bertha Luz foi entregue pelo Senado Federal em comemoração a data.

Publicidade

Janja discursou e fez críticas a sub-representação feminina no Congresso, “Um século depois de Bertha Lutz ter organizado a luta pelo direito ao voto, seguimos tendo que repetir que precisamos estar representadas nos espaços de decisão. […] Temos que comemorar o avanço da representatividade das mulheres no Congresso, mas ainda estamos abaixo da média mundial, que é de 26% dos assentos nos parlamentos”.

A primeira-dama também comentou sobre os ataques à honra que vem sofrendo e como se tornou um alvo de mentiras, segundo o g1. “Cada uma das mulheres aqui sabe as dificuldades do dia a dia da politica. Tenho sido o principal alvo de mentiras, ataques à honra e ameaças nas redes sociais. Até mais que o presidente. Sei que muitas de vocês também passam por isso. A mesma terrível experiência de ver seu nome, seu corpo e sua vida expostos de maneira mentirosa”, declarou Janja.

Outras homenageadas

Outras mulheres foram homenageadas com o diploma: a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; a diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabo; e Nilza Zacarias, jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.

Duas pessoas vão receber a homenagem in memoriam. Clara Filipa Camarão, uma mulher indígena da etnia potiguara que liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas no século XVII, em Pernambuco, e a jornalista Glória Maria.

Publicidade

Todos os nomes foram indicados pela bancada feminina no Senado.

Leia também:

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Senado Federal (@senadofederal)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.