Eleições 2022

Janones desiste da candidatura à Presidência e decide apoiar Lula

Anúncio da desistência foi feito em transmissão ao vivo, que contou com a presença do candidato petista ao Planalto.

janones-desiste-da-candidatura-a-presidencia-e-decide-apoiar-lula
André Janones (Crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

O até então candidato do Avante à Presidência da República, o deputado André Janones (MG), desistiu oficialmente da candidatura nesta quinta-feira (4) e decidiu apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicidade

Janones e Lula se reuniram na tarde desta quinta-feira (4), em São Paulo. No encontro com Lula, ficou acertado que Janones vai integrar o núcleo de redes sociais da candidatura petista. Ele obteve popularidade ao realizar transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros, em 2018.

Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, Janones marcou 1% nas intenções de voto.

Junto a Lula e Janones, participaram da reunião o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa do petista, dirigentes de partidos aliados e integrantes da campanha.

Passado petista

Filiado ao PT entre 2003 e 2012, Janones começou a flertar com Lula na semana passada, com elogios públicos nas redes sociais. O ex-presidente respondeu e as equipes se aproximaram.

Publicidade

A primeira aparição dos dois juntos, online, deixa claro que uma das expectativas da campanha petista é que, além de migração de votos, Lula absorva a expertise do meio digital —Janones tem grande engajamento nas redes sociais, área que tem recebido atenção da equipe do ex-presidente.

Hoje, Janones continua conhecido como um fenômeno das redes. Só no Facebook são 8 milhões de seguidores, atrás apenas do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 14 milhões, e com recordes de audiência em transmissões ao vivo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.