ATAQUES ANTIDEMOCRÁTICOS

Lula: “Bolsonaro esperava voltar ao Brasil após um golpe”

Presidente comentou sobre as invasões do dia 08 de janeiro e sobre a conduta de Bolsonaro, Torres e da negligência das equipes de segurança.

Lula: "Bolsonaro esperava voltar ao Brasil após um golpe"
Presidente falou com exclusividade a jornalista do GloboNews (Crédito: Reprodução/ TV Globo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista a Natuza Nery, apresentadora do GloboNews, sobre os ataques do dia 08 de janeiro e chegou a declarar que o ex-presidente [Jair] Bolsonaro esperava voltar ao Brasil após um golpe.

Publicidade

“O silêncio dele mesmo depois do acontecimento aqui me dava a impressão que ele sabia de tudo que estava acontecendo, que ele tinha muito a ver com aquilo que estava acontecendo. Obviamente que quem vai provar isso são as investigações”, explicou. “Possivelmente esse Bolsonaro esperava voltar pro Brasil na glória de um golpe”, encerrou Lula.

Lula falou sobre a decisão entre as medidas que poderia tomar em relação aos atos. Eram consideradas a aplicação da Garantia da lei e da ordem (GLO), operação de ordenação exclusiva do presidente que autoriza a ação das forças armadas, ou a intervenção federal, que apenas suprime temporariamente a autonomia de um determinado território. Esta última acabou sendo a escolhida.

O presidente disse que não iria abrir mão de suas funções apenas oito dias depois da posse como chefe do executivo. Ele diz ter notado negligência da polícia e das forças armadas e que teve a impressão de que estava tendo início de um golpe de estado. “Eu fiquei com a impressão inclusive que o pessoal estava acatando ordem e orientação que o Bolsonaro deu durante muito tempo”, declarou.

O chefe do executivo justificou sua ausência do Distrito Federal e explicou que foi a São Paulo depois de receber a garantia de que a situação na capital federal estava sob controle. Ele também questionou a ação das inteligências das forças armadas .“Nós temos inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso”, questionou.

Publicidade

Lula também falou sobre a conduta do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. “Ele sabia o que ia acontecer, foi embora”, disse quando questionado sobre a conduta do também ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro. “Todas as pessoas que estiverem envolvidas […] essa gente tem que ser condenada senão a gente não garante a existência e a sobrevivência da democracia”, prometeu.

O presidente falou mais sobre a negligência que levou aos ataques e também como a narrativa que deu início aos ataques tem que ser derrotada. Ele também citou alguns projetos do governo e medidas que pretende instaurar em relação ao desmatamento da Amazônia e o Imposto de Renda.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.