ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Ministro do Turismo diz que Centrão está se tornando ‘expressão positiva’

Recém-empossado no cargo, Sabino afirma ser natural o governo melhorar sua articulação com o bloco político na Câmara

Ministro do Turismo diz que Centrão está virando 'expressão positiva'
O novo ministro do Turismo, Celso Sabino, afirma que o seu partido, o União Brasil, já tem votado com o governo na Câmara dos Deputados (Crédito Foto: MyKe Sena/Câmara dos Deputados)

“O Centrão está se tornando uma expressão positiva”, avaliou o novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), nesta terça-feira (18). Sabino complementa que há uma mudança de percepção em torno do Centrão.

Publicidade

Segundo ele, o bloco informal na Câmara dos Deputados, que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita, está virando uma “expressão positiva”.

Ministro do Turismo desde a última sexta (14), Sabino é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), apontado por parlamentares como a grande liderança do Centrão na Casa. Sabino é um exemplo de ações do governo para melhorar a interlocução com membros desse grupo no Congresso.

A indicação de Celso Sabino ao comando da pasta era uma demanda da bancada do União Brasil na Câmara. Além de acomodar o pedido do partido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem negociado outras mudanças com partidos do Centrão na Esplanada dos Ministérios.

Lula já indicou que novas trocas podem e devem ocorrer somente em agosto, com o término do recesso parlamentar. Em entrevista concedida na noite desta terça-feira (18) à GloboNews, o ministro defendeu a movimentação do Planalto para melhorar a articulação com o bloco informal de partidos. Para ele, a acomodação de siglas na estrutura do governo federal é “natural”.

Publicidade

“Sempre é necessário que haja esse arranjo na política com os partidos. […] Essa composição é natural, é saudável e faz parte da democracia ao redor do mundo”, explicou.

Para Sabino, nos últimos meses, o Centrão tem apoiado a articulação do governo no Congresso, em especial nas pautas julgadas pelo bloco como “importantes para o Brasil”.

Celso Sabino rebateu críticas ao partido por falta de alinhamento ao Planalto em votações na Câmara. Segundo ele, a sigla, que conta com 59 deputados, tem votado a favor de propostas de iniciativa do governo.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.