deputados e candidatos eleitos

Moraes reativa redes de políticos que questionaram eleições

A decisão do presidente do TSE foi divulgada nesta quinta-feira (8) e impõe multa diária caso publicações que questionem de mesmo cunho voltem a ser divulgadas.

moraes-reativa-redes-de-politicos-que-questionaram-eleicoes
Pedido de revogação da suspensão a Moraes veio de Arthur Lira e corre em segredo de justiça (Crédito: Agência Brasil)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, autorizou a reativação das contas nas redes sociais de candidatos.

Publicidade

A decisão desta quinta-feira (8) inclui quatro candidatos que questionaram o resultado das eleições deste ano. Foram beneficiados os deputados Major Vitor Hugo (PL-GO) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) e os candidatos eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

As postagens indicadas por Moraes devem permanecer suspensas. O ministro fixou uma multa de R$ 20.000 diária caso elas voltem a ser publicadas ou novas “mensagens atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito” sejam divulgadas.

Políticos como Coronel Tadeu (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) também tiveram suas contas suspensas pelo TSE no mês passado. No caso de Zambelli, Moraes negou o pedido de reativação dos perfis nas redes sociais nesta segunda-feira (5).

O requerimento para voltar atrás na decisão de suspender as contas veio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em um caso que corre em segredo de justiça.

Publicidade

O portal Poder360 teve acesso aos documentos e divulgou que neles Moraes diz que os posts divulgavam notícias falsas e que “as condutas dos parlamentares e daqueles que foram eleitos para a próxima legislatura, portanto, caracterizaram grave ferimento à ordem jurídica“.

O ministro ainda disse que tem “reiteradamente enfatizado que a Constituição Federal consagra o binômio ‘Liberdade e Responsabilidade’.Moraes ainda completou que não está “permitindo a utilização da ‘liberdade de expressão’ como escudo protetivo para a prática de discursos de ódio, antidemocráticos, ameaças, agressões, infrações penais e toda a sorte de atividades ilícitas“.

A postagem que levou à suspensão da conta de Nikolas Ferreira se tratava de uma live do argentino Fernando Cerimedo questionando as urnas eletrônicas do Brasil. A publicação feita pelo Major Vitor Hugo tratava do mesmo conteúdo.

Publicidade

A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança (TPS) emitiu um relatório que comprova a segurança e integridade das urnas eletrônicas do Brasil.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.