MESMO VÍRUS DA CATAPORA

O que é herpes zoster? Doença causou paralisia facial em Damares Alves

Através de uma publicação nas redes sociais, a senadora contou que ficou internada alguns dias e que sua infecção foi no ouvido, um caso raro.

o-que-e-herpes-zoster-doenca-causou-paralisia-facial-em-damares-alves
Damares Alves (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Nesta terça-feira (07), a senadora e ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF) declarou que teve paralisia facial devido à doença herpes zoster, provocada pelo mesmo vírus da catapora.

Publicidade

Através de uma publicação nas redes sociais, contou que ficou internada alguns dias e que sua infecção foi no ouvido, um caso raro.

Há cerca de três semanas, fui acometida pela herpes zoster, doença causada pela reativação do vírus causador da catapora. Minha infecção ocorreu no ouvido –caso raro–, e causou uma paralisia facial. Fiquei internada alguns dias. Faço tratamento para amenizar a situação“, explicou.

A doença

A herpes zoster, conhecida popularmente como cobreiro, é uma doença causada pelo vírus varicella-zoster, o mesmo da catapora. Ele pode ser permanecer em estado latente ou inativo na coluna espinhal e ser reativado em pessoas depois dos 50 anos de idade, se houver queda expressiva da imunidade, durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, doenças debilitantes ou nos períodos de estresse intenso.

Os principais sintomas são: dor nevrálgica muito forte, surgimento de vesículas na pele semelhantes às da infecção pelo herpes humano simples, coceira, formigamento, dor de cabeça, febre e distúrbios gastrointestinais.

Publicidade

A maior parte dos casos evolui para a cura espontânea. 

No Brasil, desde abril de 2014, está disponível uma vacina em dose única por via subcutânea, a Zostavax. O imunizante tem aprovação da Anvisa para ser ministrado a partir dos 50 anos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.