
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a fontes próximas que não pretende ir a Buenos Aires para a posse de Javier Milei no dia 10 de dezembro, caso ele vença as eleições.
Lula também não pretende telefonar para Milei, mas sim fazer um post em suas redes sociais, felicitando o processo eleitoral na Argentina, sem buscar proximidade com o libertário.
Em diversas entrevistas, Milei já chamou Lula de “comunista” e “corrupto”. Disse ainda que não pretende se reunir com o presidente brasileiro durante seu mandato e também planeja a retirada da Argentina do Mercosul.
Já em caso de vitória do peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia, a história é outra. Lula não só ligaria para ele imediatamente após o resultado das eleições, como fará questão de ir à posse, em demonstração de apoio e renovação dos laços comerciais que unem os dois países. Nas redes sociais, a primeira-dama brasileira, Janja da Silva, revelou seu apoio a Sergio Massa.
Que Massa esse abraço!!! 🇦🇷 + 🇧🇷 pic.twitter.com/VtNXq0Qodd
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) November 19, 2023
Segundo a CNN, acredita-se que o presidente Alberto Fernández convidaria Massa para participar também da cúpula do Mercosul marcada para o dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Sergio Massa, candidato da esquerda, promete manter laços com o Brasil, enquanto Javier Milei, da extrema direita afirma, que irá romper as relações com o governo do presidente Lula.
De Buenos Aires, @SivoriteleSUR conta os detalhes na @TVBrasil. pic.twitter.com/xXWHrRrXOz
— André Vieira (@AndreteleSUR) November 19, 2023