Prefeita no Maranhão e médica

Quem é a irmã de ministro de Lula alvo de operação da PF?

Luanna Rezende é irmã de Juscelino Filho, da pasta das Comunicações e filiada ao Democratas

irmã-ministro
(Crédito: Reprodução)

Luanna Rezende é prefeita Vitorino Freire, no Maranhão, e um dos alvos da operação da PF deflagrada nesta sexta-feira (1º).  Ela é irmã do ministro da Comunicações do governo LulaJuscelino Filho (União Brasil-MA). Luanna já havia sido afastada do cargo por decisão do ministro Luís Roberto Barroso Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade

A investigação da PF tem como foco obras da construtora Construservice contratadas pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e realizadas por meio de verbas de emendas parlamentares. Algumas destas emendas foram enviadas por Juscelino Filho, irmão de Luanna.

Segundo a PF,  a estatal teria se tornado um dos principais instrumentos para escoar a verba recorde das emendas que são distribuídas a deputados e senadores com base em critérios políticos. Graças a estas emendas, muitos governos conseguem sustentação no Congresso. Em suas redes sociais, quando o irmão exercia o cargo de deputado federal, a prefeita fez registros de parcerias com o então parlamentar via emendas.

Além do afastamento da então prefeita, Barroso autorizou que a PF realizasse 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, e Bacabal, todas no Maranhão.

Quem é Luanna Rezende?

Luanna é médica, filiada ao Democratas. Ela tem 35 anos e está no seu segundo mandato na prefeitura da cidade maranhense que tem pouco mais de 30 mil habitantes. Sua trajetória política teve início em 2016. Antes disso, a irmã de Juscelino Filho nunca havia cumprido um mandato eletivo.Foi o irmão que ajudou na campanha, por já ser, na época, deputado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.