NO LUGAR DE APPIO

Quem é a juíza Gabriela Hardt, que assumiu processos da Lava Jato em Curitiba?

Hardt foi substituta do ex-juiz Sergio Moro durante processos da operação. Em 2019, ela condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio de Atibaia

Gabriela-Hardt
(Crédito: Reprodução)

A juíza federal Gabriela Hardt assumiu hoje (23) a condução dos processos da Operação Lava Jato em Curitiba. Ela assume após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) afastar o juiz Eduardo Appio. No auge da Lava Jato, Gabriela atuou como substituta do ex-juiz e senador Sérgio Moro (União-PR) na condução da investigação e condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio de Atibaia. A decisão foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade

Publicidade

Ela também substituiu Moro quando o ex-juiz deixou o cargo para ser ministro de Jair Bolsonaro. Neste ano, a juíza determinou a operação da Polícia Federal que investigava ameaças contra Moro vindas de uma facção e prendeu nove pessoas.

Quem é Gabriela Hardt?

Hardt é paranaense e tem 48 anos.  A juíza é de São Mateus do Sul, a 150 quilômetros de Curitiba. Ela é formada em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prestou concurso para a Justiça Federal, em 2007. Em 2009, foi nomeada juíza para uma vaga em Paranaguá, no litoral do estado.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.