A juíza federal Gabriela Hardt assumiu hoje (23) a condução dos processos da Operação Lava Jato em Curitiba. Ela assume após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) afastar o juiz Eduardo Appio. No auge da Lava Jato, Gabriela atuou como substituta do ex-juiz e senador Sérgio Moro (União-PR) na condução da investigação e condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio de Atibaia. A decisão foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Quem não lembra “Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema’”
Pois bem, apesar da Juíza Gabriela Hardt pedir REMOÇÃO da Vara onde estão os processos da Lava Jato, ela assume provisoriamente o posto e passa a ser a responsável, pelos processos no Paraná.… pic.twitter.com/qHbnktYKFs
— Advogados de Direita Brasil®️ (@movadvdireitabr) May 23, 2023
Ela também substituiu Moro quando o ex-juiz deixou o cargo para ser ministro de Jair Bolsonaro. Neste ano, a juíza determinou a operação da Polícia Federal que investigava ameaças contra Moro vindas de uma facção e prendeu nove pessoas.
Quem é Gabriela Hardt?
Hardt é paranaense e tem 48 anos. A juíza é de São Mateus do Sul, a 150 quilômetros de Curitiba. Ela é formada em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prestou concurso para a Justiça Federal, em 2007. Em 2009, foi nomeada juíza para uma vaga em Paranaguá, no litoral do estado.